Segunda avalanche mata 33 pessoas que resgatavam vítimas de primeira avalanche na Turquia

Desastre ocorreu em Bahcesaray, no leste do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Istambul | Reuters

Duas avalanches no leste da Turquia mataram 38 pessoas nos últimos dias. A maior parte morreu durante um segundo deslizamento de neve, enquanto trabalhava para resgatar as vítimas da primeira avalanche.

A AFAD, autoridade turca para desastres e emergências, afirmou que 33 pessoas morreram nesta quarta (5) ao serem atingidas pela segunda avalanche em Bahcesaray, na província de Van, a 1.120 km de Ancara. Ao todo, havia cerca de 200 pessoas na equipe de resgate.

Equipe resgata vítima de avalanche na Turquia - DHA/AFP

Os civis e militares tentavam resgatar as vítimas de uma primeira avalanche, ocorrida na noite de terça (4), que deixou cinco mortos e 53 feridos. Antes da segunda avalanche, oito pessoas puderam ser resgatadas.

O ministro da saúde, Fahrettin Koca, disse que 75 pessoas ficaram feridas na segunda avalanche, e que mais 700 socorristas foram enviados à região.

Imagens de TV do distrito de Bahcesaray, na província de Van, mostraram dezenas de pessoas enfrentando ventos fortes e usando pás e paus na neve para desenterrar veículos que foram tombados e cobertos na primeira avalanche.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, afirmou que as condições meteorológicas na área dificultam a operação de veículos de remoção —um deles tinha ficado soterrado sob mais de quatro metros de neve.

Autoridades temem uma terceira avalanche, e por este motivo os esforços de socorro foram interrompidos pelo menos até quinta (6) pela manhã.

Não se sabe quantas pessoas ainda estão soterradas.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, enviou suas condolências às famílias das vítimas em um discurso em Kirikale (no centro do país).

A região em que ocorreram os desastres é uma zona montanhosa no extremo leste da Turquia e tem condições climáticas extremas durante o inverno. Por conta das nevascas abundantes, alguns povoados passam parte do ano isolados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.