Avião faz pouso de emergência após sobrevoar Madri por horas com falha no motor

Aeronave da Air Canada seguia para Toronto e teve problema em motor e no trem de pouso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Madri | Reuters

Um avião da Air Canada realizou um pouso de emergência no aeroporto de Barajas, em Madri, nesta segunda (3), após ficar mais de quatro horas sobrevoando a cidade para gastar combustível. 

A aeronave, um Boeing 767-300 com 128 passageiros a bordo, teve um problema em uma das rodas dos trens de pouso durante a decolagem. 

O Boeing 767 da Air Canada faz pouco de emergência no aeroporto de Barajas, em Madri
O Boeing 767 da Air Canada faz pouco de emergência no aeroporto de Barajas, em Madri - Juan Medina/Reuters

Houve também falha em um dos motores, pois destroços de um pneu que se rompeu teriam entrado em uma das turbinas, segundo informações do sindicato de pilotos da Espanha. Um avião da Força Aérea espanhola se aproximou do voo da Air Canada para averiguar a situação

"A aeronave foi projetada para operar com apenas um motor, e nossos pilotos estão completamente treinados para essa eventualidade. De qualquer forma, foi declarada emergência para obter prioridade de pouso", disse a Air Canada, em nota. 

A aterrissagem ocorreu perto das 19h10 no horário local (15h10 em Brasília). Imagens de TV não mostraram fogo ou problemas aparentes. A aeronave foi cercada por veículos de emergência logo após o pouso. 

O voo havia partido do aeroporto de Barajas, em Madri, rumo a Toronto às 14h33 (10h33 em Brasília). O piloto avisou à torre que precisaria retornar após cerca de 30 minutos de voo.

A partir daí, a aeronave passou a sobrevoar a cidade em círculos para gastar combustível e, assim, reduzir os riscos na hora de pousar. O piloto avisou aos passageiros que a situação estava sob controle

Como o sobrevoo foi feito em altitude considerada baixa, entre 800 e 2.000 metros de altura, vários usuários de redes sociais postaram fotos e vídeos do avião passando sobre Madri. 

O incidente ocorreu horas depois de o aeroporto de Barajas ser fechado para pousos e decolagens devido à presença de drones. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.