Avião sai da pista e se parte em três ao aterrissar em Istambul; três morrem

Número de feridos chega a 179, entre os 183 a bordo; pouso ocorreu em meio a forte vento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Istambul | Reuters e AFP

Um avião que tentava aterrissar em Istambul escorregou, saiu da pista e se partiu em três nesta quarta (5). Três pessoas morreram e 179 dos 183 a bordo ficaram feridos, informou o ministro da Saúde, Fahrettin Koca.

Segundo Koca, as vítimas morreram no hospital, e nenhum dos outros feridos corre risco de morte. Inicialmente, o governo havia informado que ninguém havia morrido. 

O voo da companhia Pegasus sofreu o acidente ao tentar pousar no aeroporto internacional de Sabiha Gokcen em meio a uma tempestade com fortes ventos, por volta de 20h20 na hora local (14h20 em Brasília).

O avião, um Boeing 737-800, vinha da cidade de Esmirna, no oeste do país, que fica a cerca de 1h de voo.  Ele carregava 177 passageiros e seis tripulantes.

Imagens da mídia turca mostraram que a fuselagem do avião, bem como uma parte perto da cauda, haviam se quebrado. Com o choque, a parte da cabine ficou completamente separada do resto do avião. 

A parte exterior da aeronave pegou fogo, mas o incêndio foi controlado pelos bombeiros.

Os 177 passageiros, entre eles duas crianças, e os seis tripulantes foram retirados da aeronave por equipes de resgate. Segundo o canal NTV, os dois pilotos tiveram ferimentos graves e foram levados ao hospital. 

O aeroporto Sabiha Gokce foi fechado para pousos e decolagens, e os voos do dia foram cancelados ou transferidos para outro terminal aéreo em Istambul.

A Pegasus é uma companhia aérea de baixo custo da Turquia. De acordo com o site russo RT, outro avião da empresa teve um acidente similar em janeiro de 2018 , quando escapou da pista na cidade de Trabzon, também na Turquia. Naquela ocasião, ninguém se feriu e o avião não se partiu.

É o segundo incidente envolvendo um Boeing nesta semana. Na segunda-feira, um 767-300 da Air Canada precisou fazer um pouso de emergência em Madri depois que uma roda do trem de pouso se rompeu na decolagem. Os destroços comprometeram um dos motores e a aeronave precisou retornar. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.