Terremoto na fronteira da Turquia com Irã deixa nove mortos

Mais de cem pessoas ficaram feridas nos dois países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Istambul | Reuters

Nove pessoas morreram no sudeste da Turquia neste domingo (23) após um terremoto de magnitude 5.7 atingir a região próxima à fronteira com o Irã, ferindo mais de cem pessoas em vilarejos e cidades nos dois países.

Na Turquia, três das vítimas eram crianças, e 50 ficaram feridos, incluindo nove em estado crítico, de acordo com o ministro da saúde.

O tremor causou o colapso de mais de mil prédios na Turquia, o que levou a um esforço de resgate para encontrar vítimas presas aos escombros.

Pessoas caminham por escombros em Baskale, cidade na província de Van, na Turquia, após terremoto atingir a região
Pessoas caminham por escombros em Baskale, cidade na província de Van, na Turquia, após terremoto atingir a região - Demiroren News Agency/AFP

A Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD) iniciou o trabalho de resgate em vilarejos, incluindo locais a cerca de 25 km ao sul do epicentro do tremor, afirmou o ministro do Interior Suleyman Soylu.

Quase 150 tendas foram armadas para abrigar famílias na região, onde várias escolas sofreram danos menores.

O terremoto danificou edifícios a cerca de 90 km a oeste na cidade turca de Van e a leste em dezenas de aldeias no Irã, onde a TV estatal disse que 75 pessoas ficaram feridas —não foram registradas mortes.

Dez horas após o primeiro tremor, houve um novo terremoto de magnitude 6,0, mas desta vez sem registro de mortos ou novos desabamentos.

O Irã e a Turquia estão entre os países mais propensos a terremotos do mundo.

Imagens da TV turca mostraram pessoas cavando com pás e com as próprias mãos nos escombros e cenas de móveis e pertences espalhados por estradas rachadas e com neve.

Em uma vila, o chão estava coberto por destroços de prédios, enquanto em outra os moradores estavam envoltos em cobertores do lado de fora das casas, com paredes rachadas, tetos de metal caídos e fios trançados.

O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) disse que o terremoto, que ocorreu às 8h53 no horário local, teve profundidade de 5 km.

O Serviço Geológico dos EUA localizou o epicentro 47 km a oeste da cidade iraniana de Khoy, onde as pessoas sentiram o tremor, de acordo com a TV estatal.

Um terremoto no mês passado no leste da Turquia matou mais de 40 pessoas, enquanto outro no Irã causou danos estruturais em casas sem causar mortes.

Uma autoridade iraniana disse à TV estatal que equipes de resgate foram enviadas para a província de Azarbaijan, no oeste. Cidades como Urmiah e Salmas também sofreram sérios danos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.