Trem descarrila a 298 km/h na Itália e mata dois maquinistas

Acidente ocorreu em trecho de linha de alta velocidade nos arredores de Milão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Milão e São Paulo | Reuters

Um trem de alta velocidade descarrilou enquanto trafegava a 298 km/h nos arredores de Milão, na Itália. Em seguida, ele se chocou contra um trem de carga e um edifício. O acidente matou os dois maquinistas e deixou ao menos 27 feridos, a maioria deles com lesões leves.

O trem levava 33 pessoas e havia partido de Milão às 5h10 no horário local (1h10 em Brasília), rumo à cidade de Salermo, no sul do país.

Trem que descarrilou em Lodi, na Itália - Flavio Lo Scalzo/Reuters

O acidente ocorreu após 20 minutos de viagem, em Lodi, a 40 km de Milão. Imagens do acidente mostram que o primeiro vagão do trem, que atua como locomotiva, saiu dos trilhos, assim como ao menos um dos carros de passageiros. 

A parte da locomotiva, onde também ficam os maquinistas, separou-se por completo do resto do trem, bateu em um vagão de carga e, em seguida, chocou-se em um prédio próximo aos trilhos. 

O resto do trem seguiu em movimento até que o carro de passageiros da frente capotou. O vagão, que era da classe executiva, ficou inclinado nos trilhos em um ângulo de 45 graus. As outras seções da composição não tiveram danos graves. 

Trem descarrilado em Lodi - Miguel Medina/AFP

Os maquinistas mortos foram identificados como Giuseppe Cicciù, 52, e Mario di Cuonzo, 59. "Não deverá haver novas mortes [por causa do acidente]", disse Marcello Cardona, porta-voz do governo em Lodi. 

As causas do descarrilamento estão sendo investigadas. Os trilhos haviam passado por serviços de manutenção na noite anterior. 

Com o acidente, o serviço expresso de trens entre Milão e Bolonha foi suspenso. Há atrasos em outras linhas regionais. 

O trem acidentado faz parte do serviço Frecciarossa (flecha vermelha), operado por uma empresa estatal italiana. A linha de alta velocidade entre Milão e Bolonha, onde ocorreu o acidente, foi aberta em 2008. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.