Descrição de chapéu Governo Trump

Número de vistos negados pelos EUA a brasileiros cresce 45% em um ano

Índice foi o maior registrado nos últimos 14 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília | Reuters

O acúmulo de dívidas e o fim de um contrato de trabalho levaram a professora Graziele Soares, 35, a tentar cruzar a fronteira do México para viver nos Estados Unidos, como fez uma irmã dela 16 anos antes.

Presa ao tocar o solo americano, a brasileira relata os piores dias de sua vida no processo de deportação ao Brasil, um risco crescente para os que, sem visto, decidem arriscar a sorte.

Entre outubro de 2018 e setembro de 2019 o número de vistos de turismo negados pelos Estados Unidos a brasileiros teve um aumento significativo, o maior índice dos últimos 14 anos.

Houve um crescimento de mais de 45% na comparação com a taxa do ano fiscal anterior (entre outubro de 2017 e setembro de 2018), chegando a 18,5%, de acordo com dados do Departamento de Estado norte-americano.

No mesmo período, o número de brasileiros detidos pela imigração americana ao tentar entrar irregularmente no país também cresceu exponencialmente, chegando a 17,9 mil detidos nos centros do departamento de imigração.

O número de vistos negados não explica, mas se relaciona com o crescimento do número de pessoas detidas, no que parece ser uma estratégia para desincentivar novas tentativas de imigração de brasileiros aos EUA.

O aperto na política migratória leva aos dois resultados, para os que tentam o visto de forma legal e para aqueles que, sem essa chance, querem entrar via México, já que o país não exige mais vistos de brasileiros.

Dados do Departamento de Estado, coletados desde 2006, mostram que a parcela de vistos negados a brasileiros foi caindo rapidamente daquele ano, em que estava em torno de 13%, até 2014, quando chegou a 3,2%.

Em 2014 e nos dois anos anteriores, as negativas estiveram próximas da marca de 3%, sempre considerada pelo governo americano como o teto que o Brasil teria que cumprir para entrar na sonhada lista de países que poderiam negociar o fim do visto.

Em 2015, no entanto, as negativas subiram um pouco, para 5,4% —de acordo com fontes ouvidas pela Reuters, possivelmente uma resposta ao início de uma crise econômica.

O salto, no entanto, começou em 2016, quando alcançou 16,7% —nesse caso, explica uma das fontes, causado pela soma de um ano eleitoral nos EUA em que a política de imigração já era um tema central e a sensação, entre os brasileiros, de que, com o fim do governo do democrata Barack Obama, a situação ficaria mais difícil.

Um oficial do governo brasileiro que acompanha a situação dos imigrantes afirmou que, nos meses entre a eleição e a posse do atual presidente americano, Donald Trump, houve um aumento perceptível das negativas motivado pela sensação de urgência.

Em 2017 e 2018, os vistos recusados ficaram um pouco acima de 12%, para então saltarem para os 18,5% atuais.

A quantidade de brasileiros presos e as negativas de vistos são consideradas por pessoas familiares com o tema como duas faces da mesma moeda: o aumento do controle das fronteiras e a intenção de dissuadir novas levas de imigrantes.

Um oficial afirmou acreditar que a alta não seria consequência de um maior número de brasileiros tentando emigrar, mas sim de mais rigor das autoridades legais, que estariam buscando criar um efeito de dissuasão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.