Descrição de chapéu Coronavírus

Argentina terá quarentena total a partir desta meia-noite

Comércio será fechado, exceto farmácias e mercados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Depois de se reunir por toda a tarde desta quinta-feira (19) com governadores, ministros e representantes da oposição na residência oficial de Olivos, o presidente argentino, Alberto Fernández, decretou quarentena total no país, a partir da 0h desta sexta-feira (20), pelo menos até dia 31 de março.

A quarentena será vigiada por soldados do Exército e policiais.

Policial atravessa avenida no centro de Buenos Aires após o anúncio da quarentena
Policial atravessa avenida no centro de Buenos Aires após o anúncio da quarentena - Agustin Marcarian/Reuters

Apenas profissionais de saúde e os que lidam com distribuição de combustível, alimentos ou medicamentos poderão sair de suas casas para trabalhar durante a quarentena.

Já o trânsito do resto da população será permitido se elas estiverem indo comprar alimentos e remédios ou buscando dinheiro em caixas automáticos próximos às suas residências.

Também será possível sair de casa para ir a médicos e hospitais ou para auxiliar um parente doente. Outras exceções terão de contar com autorização das autoridades sanitárias.

Quaisquer movimentações na rua, de carro ou a pé, que descumpram essas determinações podem ser punidas com penas de prisão de 1 a 15 anos, por atentado à saúde pública.

Fernández disse que "o Exército, a Polícia Federal (gendarmeria) e a polícia estarão perguntando o que cada um está fazendo na rua, e quem não puder demonstrar que é para as situações permitidas será levado à Justiça".

Os bancos estarão fechados, e as operações poderão ser feitas pela internet ou por meio dos caixas eletrônicos. Todo o comércio que não esteja relacionado a venda de alimentos e remédios será fechado, incluindo bares, restaurantes, cinemas e teatros.

O presidente argentino reconheceu que a economia vai ficar mais lenta, mas que, nos próximos dias, tomará medidas para que trabalhadores autônomos ou que estão na economia informal tenham uma compensação.

Atualmente, há 128 casos de infectados e três mortes confirmadas. ​

​Fernández disse esperar que os contágios continuem aumentando, "mas o que precisamos é que aumentem num ritmo menor e num tempo em que possamos controlar".

Nesta quinta-feira, foram requisitados 300 quartos de hotéis da cidade para atender possíveis pacientes.

A Argentina toma esta decisão 16 dias depois da confirmação do primeiro caso. Ou seja, duas semanas antes de a Europa ter adotado uma medida deste tipo (a Itália demorou 30 dias, por exemplo). Com isso, espera-se conter a transmissão do coronavírus.

Pouco antes do pronunciamento de Fernández, houve panelaço, buzinaço e aplausos para os médicos e funcionários de saúde que estão trabalhando na pandemia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.