Base militar no Iraque é bombardeada pela segunda vez na semana

Série de ataques entre EUA e milícias pró-Irã elevam tensão na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bagdá | Reuters

A base militar Taji, no norte do Iraque, foi novamente alvo de um ataque a míssil na manhã deste sábado (14). É a segunda vez na semana que o local, que abriga forças militares americanas e aliadas, é bombardeado.

Segundo as Forças Armadas iraquianas, 33 foguetes atingiram a base. A coalização liderada pelos EUA declarou que três de seus membros e dois iraquianos foram feridos. Nenhum grupo declarou responsabilidade pelo ataque.

É mais um episódio de uma série de hostilidades na região entre milícias pró-Irã e EUA que ocorre desde ano passado.

Destroços e cratera deixados por bombardeio americano contra alvos pró-Irã no Iraque em retaliação por ataque que matou dois militares americanos e um soldado britânico
Destroços e cratera deixados por bombardeio americano contra alvos pró-Irã no Iraque em retaliação por ataque que matou dois militares americanos e um soldado britânico - 13.mar.2020 - Mohammed Sawaf/AFP

O exército iraquiano encontrou um caminhão abandonado contendo sete lança-foguetes e 24 mísseis inutilizados em Abu Izam, área próxima da base, segundo fontes que falaram à Reuters.

Dois militares americanos e um soldado britânico foram mortos num ataque parecido ocorrido na base militar Taji na quarta (11). A reação americana veio no dia seguinte, com bombardeios que deixaram seis iraquianos mortos.

Segundo fontes oficiais do Iraque, as vítimas foram três soldados iraquianos, dois policiais e um civil. Nenhuma era da milícia pró-Irã Kataib Hizbullah, apesar dos EUA afirmarem que os alvos foram instalações de armazenamento de armas do grupo.

O Iraque é palco da escalada da tensão entre Irã e EUA desde a morte do general iraniano Qassim Suleimani, e condenou as retaliações americanas ocorridas na última quinta, afirmando que elas violam a soberania do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.