Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Biden vence primárias no estado de Washington e amplia favoritismo

Contagem demorou uma semana; mais três estados realizam votações nesta terça (17)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Washington | AFP e Reuters

O ex-vice-presidente Joe Biden foi declarado nesta terça-feira (17) vencedor da primária democrata no estado de Washington uma semana após a votação acontecer.

O resultado confirma o favoritismo de Biden na disputa contra o senador progressista Bernie Sanders no mesmo dia em que mais três estados —Flórida, Arizona e Illinois— devem realizar as primárias do partido.

Ohio também tinha votação marcada para esta terça, mas o governador do Estado decidiu adiar a prévia por causa do surto de coronavírus.

O ex-vice-presidente Joe Biden durante debate democrata realizado no último domingo (15) em Washington
O ex-vice-presidente Joe Biden durante debate democrata realizado no último domingo (15) em Washington - Kevin Lamarque - 15.mar.20/Reuters

A demora para o estado de Washington anunciar o vencedor aconteceu em parte porque os eleitores podem votar pelo correio, o que atrasa a contagem.

Com 95% dos votos apurados até esta terça, Biden foi o escolhido por 37,9% dos eleitores e não pode mais ser alcançado por Sanders, que recebeu 36,4%.

O resultado é ainda mais importante para Biden, que representa a ala mais moderada do Partido Democrata, porque as pesquisas realizadas antes da votação no estado (que fica na Costa Oeste e não tem ligação com a capital, Washington, que fica na Costa Leste) apontavam Sanders à frente.

Na disputa de delegados, o ex-vice-presidente nas gestões de Barack Obama (2009-2017) tem 43 delegados no estado, contra 41 do senador por Vermont —outros cinco ainda não foram distribuídos—, de acordo com as projeções da agência de notícias Associated Press.

Para ser escolhido como candidato democrata que enfrentará o presidente Donald Trump na eleição de 3 de novembro, é preciso ter ao menos 1.991 delegados na convenção nacional da sigla, marcada para julho.

Biden também lidera essa contagem geral, com 898 representantes, contra 745 do rival. Segundo as projeções do site FiveThirtyEight, o ex-vice-presidente tem mais de 99% de chance de ser escolhido como candidato democrata.

O cenário confirma a reviravolta pela qual passou a campanha de Biden, que chegou a ser dado como fora da disputa no início das primárias após resultados ruins nos três primeiros estados (Iowa, New Hampshire e Nevada).

Ele só voltou ao jogo após vencer a etapa da Carolina do Sul, em 29 de fevereiro. Na sequência, recebeu uma série de apoios de pré-candidatos que decidiram abandonar a disputa.

Assim, Biden chegou fortalecido à Super Terça, realizada no último dia 3, quando venceu em dez estados, assumindo a liderança na contagem de delegados. Desde então, o ex-vice colecionou mais vitórias e, segundo as pesquisas, é o favorito para vencer nos três estados que votam nesta terça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.