Boris Johnson desiste de apelar a bom senso e fecha pubs em Londres

Reino Unido é o último entre maiores países da Europa a apertar medidas de isolamento social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

Depois de semanas apelando para o bom senso e a responsabilidade dos britânicos para se isolarem, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, decidiu nesta sexta (20) endurecer as regras no combate à pandemia de coronavírus.

A partir da noite desta sexta (20), bares, restaurantes, cinemas e academias de Londres ficarão fechados, por pelo menos um mês, e então a situação será reavaliada.

Vários jovens na calçada em frente à fachada do pub Coach & Horses, que tem portas vermelhas
Público lota pub em Londres, apesar dos pedidos do governo britânico para que se evitasse o contato social - Hannah McKay - 17.mar.2020/Reuters

O primeiro-ministro britânico tem repetido em seus discursos que o Reino Unido respeita a liberdade, e que cabe aos indivíduos acatarem a recomendação de se isolarem.

Na capital inglesa, porém, mesmo com a redução drástica do transporte público, o movimento persiste, com vários relatos de jovens frequentando normalmente os pubs, e o número de casos aumenta rapidamente.

De 1.140 casos e 21 mortes no domingo (15), o Reino Unido passou aos atuais 3.269 portadores confirmados do coronavírus e 184 mortos por complicações da infecção, segundo dados das 13h (horário do Brasil) desta sexta.

"Alguns podem se ver tentados a passar esta noite nos bares, mas por favor, reflitam bem. Vocês podem se achar resistentes, mas ninguém está totalmente fora de perigo, e vocês ainda podem estar colocando em risco suas famílias e a comunidade", disse Boris.

Por enquanto, lojas não essenciais (que não vendem remédios ou alimentos) ficarão abertas, mas o governo não descarta proibi-las de funcionar, como a maioria da Europa já fez.

Na quinta, Boris já havia anunciado o fechamento das escolas no país, tornando-se o antepenúltimo país europeu a tomar essa medida. Até a tarde desta sexta, apenas a Suécia ainda tinha escolas abertas, embora o governo sueco também recomende (mas não obrigue) a suspensão das aulas.

A velocidade mais lenta de imposição do isolamento social no Reino Unido tem alimentando um debate entre especialistas.

Um estudo do Royal College de Londres divulgado na segunda-feira concluía que, sem uma quarentena longa e prolongada, o Reino Unido poderia chegar a 250 mil mortes provocadas pela doença.

Cientistas americanos, porém, criticaram o trabalho britânico e afirmaram que restrições de mobilidade seriam suficientes para deter a transmissão em algumas semanas e zerar os casos, desde que não houvesse a entrada de pessoas contaminadas no país (o Reino Unido ainda mantém abertas suas fronteiras).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.