Criança morre após barco de imigrantes afundar na Grécia

Óbito foi o primeiro desde que Turquia abriu fronteiras para UE na semana passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lesbos (Grécia) | Reuters

Uma criança morreu após ser resgatada do mar Egeu depois de um barco afundar nesta segunda (2), na costa da ilha grega de Lesbos.

Essa foi a primeira morte desde que a Turquia abriu suas fronteiras na semana passada para permitir que imigrantes destinados à União Europeia atravessem o país.

A guarda costeira grega informou que o barco havia sido escoltado até a ilha por um navio turco. Quarenta e seis pessoas foram resgatadas, e duas crianças levadas ao hospital, sendo que uma delas morreu.

Separadamente, dois seguranças turcos disseram à agência Reuters que um imigrante sírio morreu devido a ferimentos também nesta segunda, depois que as forças gregas intervieram para impedir a passagem de pessoas da Turquia para a Grécia. Atenas afirma que a notícia é falsa.

Mais de 10 mil imigrantes, da Síria, de outros países do Oriente Médio e do Afeganistão, chegaram às fronteiras terrestres da Turquia com a Grécia e a Bulgária —estados da UE—, desde que Ancara anunciou na semana passada que abriria as suas divisas com o bloco europeu.

Além disso, pelo menos outras mil pessoas chegaram às ilhas gregas do Egeu desde a manhã de domingo, segundo a polícia grega.

"Isso é uma invasão", disse o ministro do Desenvolvimento grego, Adonis Georgiadis, à Skai TV. 

No domingo, moradores de Lesbos queimaram um centro de acolhida para impedir que refugiados o utilizassem.

Essa nova onda de imigração é motivada sobretudo pelos confrontos em Idlib, na Síria. O regime do ditador Bashar al-Assad realiza uma ofensiva para tentar acabar com o último reduto dos opositores.

Milhares de pessoas fugiram, parte delas rumo à Turquia. Como o governo turco diz não ter condições de receber mais refugiados, pressiona a Europa para obter ajuda e promete liberar as passagens aos migrantes por meio de suas fronteiras. 

Em 2016, a Turquia assinou um pacto com Bruxelas para reduzir o fluxo de migrantes, especialmente para a Grécia. No entanto, ameaça agora romper esse acordo. 

O governo grego acusou a Turquia de fazer chantagem, prometeu fazer de tudo para barrar os imigrantes e disse ter impedido a entrada de quase 10 mil viajantes no sábado (29).

Imigrantes resgatados chegam à ilha grega de Lesbos - Arus Messinis/AFP
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.