Descrição de chapéu Coronavírus

Doação de máscaras da China gera confusão entre Itália e República Tcheca

Autoridades confiscaram milhares de unidades junto com material apontado como contrabando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Praga e Roma | AFP e Reuters

Uma doação de máscaras hospitalares da China com destino à Itália foi encontrada em um armazém na República Tcheca, o que gerou uma confusão entre os dois países europeus.

Autoridades tchecas anunciaram na terça (17) a apreensão de 700 mil máscaras e respiradores.

O material foi descoberto em um armazém em Lovoisce, ao norte de Praga, em uma operação contra a venda irregular de itens hospitalares, que se tornaram mais valiosos devido à pandemia de Covid-19.

Funcionário separa máscaras faciais em fábrica em Vigevano, na Lombardia - Miguel Medina/AFP

Segundo o governo, esse material teria sido encomendado por autoridades de saúde tchecas, mas um intermediário teria decidido aumentar o preço combinado inicialmente, o que o levou a operação a ser considerada irregular e motivou a apreensão do material.

Em seguida, as máscaras foram distribuídas a hospitais do país.

Na sexta (20), no entanto, foi revelado que parte do carregamento —cerca de 102 mil máscaras— eram parte de uma doação de um departamento da Cruz Vermelha na China para a comunidade chinesa na Itália.

O governo tcheco pediu desculpas e prometeu mandar um carregamento de máscaras para a Itália, de modo a compensar o erro, adicionando alguns milhares de unidades.

O carregamento seguiria de ônibus nesta segunda (23), junto com um grupo de italianos que estão voltando para o país.

Não está claro como as máscaras da China foram parar na República Tcheca, que não faz fronteira com a Itália, mas fica a algumas horas de estrada.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi di Maio, disse que conversou no domingo (22) com seu homólogo tcheco e que considera a situação resolvida.

A Itália é um dos países mais atingidos pela pandemia no mundo e soma mais de 5.000 mortes. Na República Tcheca, houve ao menos 1.120 casos e uma morte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.