Descrição de chapéu Coronavírus

Família venezuelana dorme há 15 dias no aeroporto de Guarulhos após fechamento de fronteiras

Professora ia reencontrar marido na Argentina, mas voo retornou depois da quarentena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Viçosa (MG)

O fechamento das fronteiras internacionais devido à pandemia de coronavírus adiou um reencontro familiar esperado há dois anos e deixou uma mulher venezuelana presa com os dois filhos no aeroporto de Guarulhos, onde estão dormindo há duas semanas.

A professora Josmar Esparragoza, 40, veio do estado de La Guaira, na Venezuela, com a filha de cinco anos e o filho de 14, para se juntar ao marido, Vladimir, que trabalha como motorista de aplicativo em Buenos Aires.

Chegaram por terra a Boa Vista no dia 14, depois foram até Manaus e embarcaram no dia 16 em um voo para a Argentina, passando por São Paulo.

Josmar Esparragoza com os filhos, Samantha, de cinco anos, e Vladimir, de 14, no aeroporto de Guarulhos
Josmar Esparragoza com os filhos, Samantha, 5, e Vladimir, 14, no aeroporto de Guarulhos - Diana Steiger Ribas/Arquivo pessoal

Chegando lá, porém, tiveram que retornar, com outros passageiros. O país vizinho decretou o fechamento das fronteiras a qualquer um que não fosse argentino ou tivesse residência no país, a partir do dia 16.

“Já estávamos voando e não sabíamos desse decreto”, conta ela, que se emociona ao se lembrar do momento em que viu o marido do outro lado do vidro no aeroporto argentino.

“Eu não parava de chorar. Foi desesperador estar ali e não poder abraçá-lo. Minha filha estava louca para ver o pai. O agente da migração foi muito bruto com a gente, não compreendeu o nosso sentimento. Somos uma família, estamos casados há 24 anos e nunca tínhamos nos separado antes.”

A crise econômica e política na Venezuela fez com que Vladmir, que era segurança particular, migrasse.

O casal tem mais um filho, que já é adulto e não veio com a mãe. “Meu marido trabalhou muito para reunir o dinheiro das passagens para nos levar até lá”, diz ela. “Na Venezuela a situação é muito crítica. Não há futuro para nossas crianças.”

Sem poder trabalhar por causa da quarentena, Vladimir está sem renda e não consegue enviar dinheiro para a família se manter enquanto espera em São Paulo. Por isso, Josmar está vivendo no aeroporto desde o dia 17.

O marido de Josmar, Vladimir, com os três filhos quando ainda estava na Venezuela
O marido de Josmar, Vladimir, com os três filhos quando ainda estavam na Venezuela - Arquivo pessoal

Primeiro, eles dormiam no chão. Agora usam os bancos instalados para a espera de passageiros. Os chuveiros do local estão trancados.

Sem falar português, eles se comunicam por sinais com os brasileiros. Para comer, contam com a ajuda de funcionários da manutenção e de um restaurante do terminal 3. “Agradeço imensamente a eles, que estão nos ajudando”, diz Josmar.

A venezuelana ficou aliviada quando a companhia aérea que os levou, a Latam, afirmou que eles não precisarão pagar outra passagem quando os voos voltarem a operar. A empresa, porém, não arca com os custos de alimentação e hospedagem nesse tipo de situação.

​Josmar chegou a pensar em procurar um abrigo para imigrantes, mas, com a pandemia de coronavírus, ela teme ir para um lugar onde haja muita gente concentrada. “Ao menos o aeroporto está bastante vazio. Não é uma situação ideal, é claro, mas é o que temos por agora.”

Por enquanto, ela apenas espera as fronteiras reabrirem. “O que eu mais quero é que nossa família se una novamente.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.