Irmão e sobrinho do rei da Arábia Saudita são presos e acusados de golpe

Detenção, que também inclui um terceiro membro da família real, teria sido ordenada pelo príncipe herdeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dubai e Riad | Reuters

O governo da Arábia Saudita prendeu três importantes membros da família real do país.

Entre os detidos estão o príncipe Ahmed bin Abdulaziz, irmão mais jovem do rei Salman, e Mohammed bin Nayef, sobrinho do rei, de acordo com a imprensa internacional.

O príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, conhecido pela sigla MBS e comandante de fato do país, tem buscado consolidar seu poder desde que, em 2017, retirou seu primo Nayef da linha sucessória por meio de um golpe palaciano.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, durante evento em Jeddah - Mandel Ngan - 18.set.2019/Reuters

Em seguida, ele prendeu vários membros da realeza em uma campanha contra corrupção naquele ano.

Uma fonte disse à agência Reuters que as prisões ocorreram na sexta-feira (6). Nayef e seu meio-irmão, Nawaf, teriam sido detidos em um hotel de luxo, enquanto Ahmed foi preso em casa.

De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, as detenções estavam relacionadas a uma acusação de tentativa de golpe de Estado.

A Reuters disse que o próprio MBS ordenou as prisões porque os detidos estavam em conversas com governos estrangeiros, incluindo os Estados Unidos, para tentar assumir o poder no país.

O governo saudita não se pronunciou sobre o caso.

Pessoas próximas à família real disseram que a habilidade de MBS para liderar tem sido questionada, especialmente após o caso da morte do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado por agentes sauditas, e dos ataques a refinarias sauditas no ano passado.

Elas disseram ainda que Abdulaziz, único irmão vivo do rei, poderia ser considerado como opção para assumir o trono, pois teria apoio da família real, das forças de segurança e de países estrangeiros.

Observadores avaliam que é improvável que a família real faça algo contra MBS enquanto seu pai, Salman, 84, estiver vivo, por reconhecer que o rei não se voltaria contra seu filho favorito.

O rei Salman delegou muitas responsabilidades ao filho, mas ainda comanda reuniões semanais do gabinete visitantes estrangeiros.

As detenções atuais ocorrem em um momento de tensão crescente com o rival Irã e enquanto MBS implementa ambiciosas reformas sociais e econômicas, incluindo uma oferta pública inicial de ações da gigante petrolífera Saudi Aramco, em dezembro passado.

O príncipe herdeiro foi elogiado por retirar algumas restrições sociais, como permitir que mulheres dirijam carros, mas foi criticado internacionalmente pelo envolvimento na guerra devastadora do Iêmen e pela detenção de ativistas, como parte de uma onda de repressão a dissidentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.