Maior fluxo de refugiados aumenta a tensão na fronteira entre Grécia e Turquia

Forças policiais lançam bombas de gás lacrimogêneo para dispersar imigrantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Bombas de fumaça e de gás lacrimogêneo foram lançados na fronteira entre a Grécia e a Turquia neste sábado (7), em uma nova onda de tensões envolvendo imigrantes que tentam acessar a União Europeia.

Segundo a agência Reuters, a maior parte das bombas partiram do lado turco em direção à polícia grega, perto da fronteira na cidade de Kastanies, na Grécia. Mas a polícia grega também disparou algumas bombas de gás lacrimogêneo.

Centenas de pessoas estavam do lado turco da fronteira. Algumas delas empurravam a cerca que separa os dois países.

Milhares de refugiados tentam chegar à Grécia desde que a Turquia comunicou, no dia 28 de fevereiro, que não iria mais fechar sua fronteira e impedir travessia desses imigrantes para aquele país —suspendendo, assim, um acordo firmado com a União Europeia em 2016, que tinha como contrapartida uma ajuda de bilhões de euros.​

Bombas de gás lacrimogêneo criam uma nuvem de fumaça
Polícia grega mantém guarda enquanto bombas de gás são disparadas na fronteira do país com a Turquia na cidade de Kastanies - Alexandros Avramidis/Reuters

A Turquia argumentou que não poderia mais conter o fluxo de centenas de milhares de imigrantes motivado pela a intensificação dos conflitos no noroeste da Síria.

Soldados e policiais gregos estão ocupando a fronteira, já que milhares de imigrantes se deslocaram para o local nos últimos dias. Forças policiais turcas também estão posicionados do outro lado.

Autoridades gregas afirmaram que, nos últimos oito dias, milhares imigrantes tiveram frustrada a tentativa de cruzar a fronteira em direção à União Europeia.

Durante um período de 24 horas, até a manhã de sábado, foram mais de 1.200 tentativas e 27 prisões, informou uma fonte do governo grego.

"A Grécia está fazendo o que todo estado soberano tem direito de fazer para proteger suas fronteiras de qualquer travessia ilegal", disse o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis à rede de TV CNN na noite desta sexta (6).

"Receio que seja uma provocação constante e muito sistemática em nome da Turquia, que nada tem a ver com a situação dessas pessoas. Elas estão sendo usadas pela Turquia."

Máquinas pesadas foram levadas ao lado grego da fronteira na manhã deste sábado. Um trator foi visto cavando aterros perto de Kastanies.

Nesta sexta, a Turquia acusou a União Europeia de usar os imigrantes como ferramenta política e permitir que o direito internacional seja ignorado, depois que ministros das Relações Exteriores da UE dizerem que trabalhariam para parar a imigração ilegal para o bloco.

No mesmo dia, a União Europeia pediu aos imigrantes na fronteira da Turquia que parassem de tentar cruzar a fronteira para a Grécia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.