Piñera comete gafe e diz que abusos acontecem por causa da 'posição das mulheres'

Declaração dada durante evento sobre feminicídio causou constrangimento e fez presidente se retratar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

O presidente chileno, Sebastián Piñera, cometeu uma gafe machista nesta segunda-feira (2), durante evento no qual anunciou a criação de uma lei para tentar combater a violência contra mulheres no país. 

Ao anunciar a chamada lei Gabriela, que considera feminicídio o assassinato de uma mulher motivado por questão de gênero, Piñera afirmou: "Às vezes, não é só a vontade dos homens de abusar, mas também a posição das mulheres de serem abusadas".

Rodeado de mulheres, inclusive por sua esposa, Cecilia Morel, e a ministra da mulher, Isabel Plá, a frase causou claro constrangimento, e o vídeo logo viralizou nas redes sociais.

Acompanhado da primeira-dama, Cecilia Morel (de azul), e da ministra da Mulher, Isabel Plá (de vermelho), Sebastián Piñera anuncia a criação de nova lei contra feminicídio
Acompanhado da primeira-dama, Cecilia Morel (de azul), e da ministra da Mulher, Isabel Plá (de vermelho), Sebastián Piñera anuncia a criação de nova lei contra feminicídio - Sebastián Beltrán Gaete/Xinhua

O presidente acrescentou: "Temos que corrigir aquele que abusa. Também temos que dizer para a pessoa abusada que ela não pode permitir que isso ocorra. E que a sociedade toda vai ajudar e apoiar a denúncia, para evitar que esses casos continuem ocorrendo".

Ao longo do dia, após a repercussão de sua fala, Piñera tentou se retratar e esclarecer o significado de sua declaração. "A posição do governo é de tolerância zero contra qualquer violência ou abuso contra as mulheres. Minha frase foi dita para chamar a atenção para a necessidade de denunciar."

Essa não é a primeira vez que o presidente chileno dá declarações consideradas machistas.

Em 2017, durante a campanha eleitoral na qual se elegeu presidente, ele propôs um "jogo" aos presentes: “Vou sugerir uma brincadeira muito divertida. Todas as mulheres se jogam no chão e se fingem de mortas, e todos os homens se jogam sobre elas e se fingem de vivos".

Depois, pediu desculpas, não sem antes ser advertido pela então presidente, Michelle Bachelet.

Depois do primeiro turno daquele pleito, em um evento a jornalistas em Santiago em que a Folha estava presente, Piñera declarou em determinado momento que a entrevista coletiva estava terminada.

Após os jornalistas pedirem mais uma pergunta, ele afirmou que só responderia "se for para uma mulher" e sorriu. Ninguém fez mais nenhuma pergunta.

O Chile, como outros países da América Latina, terá uma marcha feminista no domingo (8), no Dia Internacional da Mulher, e uma das bandeiras é o combate à violência de gênero.

Apenas em 2019, foram cometidos mais de 60 feminicídios no país. Foi também no Chile que nasceu o coletivo Las Tesis, que inventou a coreografia para o hit "Um Estuprador em Seu Caminho"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.