Descrição de chapéu Coronavírus

Trump recua, estende isolamento e desiste de reabrir EUA na Páscoa

Em entrevista na Casa Branca, presidente ampliou medidas de distanciamento até 30/4

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters e AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu as medidas de distanciamento social no país ao menos até o dia 30 de abrill, como forma de conter a propagação do coronavírus. Ele fez o anúncio em uma entrevista coletiva nos jardins da Casa Branca neste domingo (29).

Nos últimos dias, Trump havia dito diversas vezes que gostaria que o país voltasse ao normal e retomasse a economia até a Páscoa, em 12 de abril, previsão muito criticada por especialistas de saúde. Agora, afirma esperar que o país esteja no caminho da recuperação até 1º de junho.

O presidente Donald Trump, durante coletiva no jardim da Casa Branca - Jim Watson/AFP

Questionado se a ideia de acabar com as restrições até meados do mês de abril foi um erro, Trump a chamou de “apenas uma pretensão”.

O presidente americano disse também que o auge da epidemia no país deve acontecer em duas semanas e que aumentará o número de testes rápidos, que fornecem resultados em minutos, mas espera não ser necessário ampliar as medidas de isolamento sociais para além do novo prazo.

“A partir desse momento, o total de casos deve começar a diminuir, e é de se esperar que seja muito substancial”, disse Trump. “Nada seria pior do que cantar vitória antes do tempo. É muito importante que todos sigam estritamente as orientações”, pediu o presidente americano.

Os Estados Unidos somam quase 140 mil casos confirmados e 2.436 mortes por causa do novo coronavírus. Mais cedo, Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse estimar que os EUA poderão ter mais de 100 mil mortes decorrentes da Covid-19.

Referindo-se a essas cifras, Trump afirmou que se o país conseguir manter o número de mortes entre 100 mil e 200 mil, de estimados 2,2 milhões em caso do panorama mais pessimista, isso significaria que o governo fez um bom trabalho.

“Quanto melhor vocês fizerem, mais rapidamente este pesadelo vai acabar”, ressaltou.

Desde 2010, gripes matam entre 12 mil e 61 mil americanos por ano, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês). Já a pandemia de gripe nos anos de 1918 e 1919 deixou 675 mil mortos nos Estados Unidos, de acordo com o órgão de saúde.

Fauci suavizou suas previsões durante a entrevista coletiva, dizendo que elas se baseavam em modelos apresentados para mostrar o pior cenário, caso os americanos não seguissem as diretrizes para permanecerem em casa.

“Sentimos que a mitigação que estamos fazendo no momento está gerando efeitos”, disse Fauci. “A decisão de estender esse processo de isolamento até o final de abril é uma decisão sábia e prudente.”

O republicano também foi questionado se faria um novo teste para saber se foi infectado pelo vírus, ao que respondeu que realizará exames outra vez caso seja necessário, ressaltando, porém, que não está “espirrando nem apresentando outros sintomas”.

Trump fez testes pela primeira vez após ter tido contato com membros da comitiva do presidente Jair Bolsonaro. Integrantes do Planalto, entre os quais o chefe de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, e o indicado ao cargo de embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, receberam diagnóstico de Covid-19.

Por fim, o presidente americano antecipou que na próxima terça-feira (31) fará um “anúncio importante” sobre a estratégia do governo no combate ao novo coronavírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.