Após negociações frustradas, Israel terá novo prazo para formar governo

Netanyahu e Gantz tentam acordo de emergência para lidar com a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prazo para Binyamin Netanyahu e Benny Gantz formarem um governo de emergência em Israel expirou na noite desta quarta (15), ampliando a incerteza política que o país enfrenta desde abril do ano passado.

As duas principais forças políticas de Israel têm urgência para fechar um acordo para que o país possa conduzir de forma mais assertiva sua resposta à pandemia do novo coronavírus e evitar uma nova eleição.

Anúncios eleitorais de Benny Gantz (esq.) e Binyamin Netanyahu (dir.) nas ruas de Tel Aviv, Israel
Anúncios eleitorais de Benny Gantz (esq.) e Binyamin Netanyahu (dir.) nas ruas de Tel Aviv, em Israel - Ammar Awad - 17.fev.20/Reuters

Diante do fracasso das tratativas, o presidente Reuven Rivlin afirmou que dará ao Knesset (como é chamado o parlamento israelense) 21 dias para nomear um candidato a formar um governo —o que dá ao par mais três semanas para selar um acordo, segundo o Times of Israel.

Rivlin já havia estendido o prazo, que se encerrou na segunda-feira (13), para esta quarta.

Netanyahu, líder do partido Likud, e Gantz, do Azul e Branco, prosseguiram com as negociações na noite de quarta e madrugada de quinta-feira (16), no horário local.

Gantz foi escolhido por Rivlin para encabeçar as tratativas após o pleito do dia 2 de março, o terceiro em menos de um ano, já realizado sob restrições por causa do surto de Covid-19.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.