Descrição de chapéu Coronavírus

Após sugestão de Trump, Nova York tem aumento de chamadas por ingestão de desinfetante

Segundo NBC, houve 30 ligações para centro de saúde municipal; presidente foi criticado por médicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de Nova York observou um aumento de chamadas de emergência sobre ingestão de desinfetante caseiro nos últimos dias, depois que o presidente Donald Trump disse que a injeção do produto poderia ser uma boa maneira de combater o coronavírus.

Segundo a rede NBC, nas 18 horas que se seguiram à declaração do presidente, na quinta-feira (23), o centro de controle de envenenamento da cidade recebeu 30 ligações sobre esse assunto —nove sobre o desinfetante Lysol, dez sobre alvejantes e 11 sobre outros produtos de limpeza caseiros.

No mesmo período do ano passado, houve 13 casos (dois sobre alvejantes e nenhum relativo ao Lysol), ou seja, menos da metade das ocorrências de agora. Nenhum dos casos dos últimos dias levou à morte ou à hospitalização.

trump
O presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca nesta sexta (24) - Olivier Douliery/AFP

Na quinta, o presidente republicano sugeriu que injeções de desinfetante poderiam combater o coronavírus, após a apresentação, pelo subsecretário William Bryan, de um estudo que abordava esses produtos de limpeza.

Trump disse que, ao ver que "o desinfetante derruba o coronavírus em um minuto", "pode existir uma maneira de fazer algo desse tipo por dentro, com uma injeção, ou quase como uma limpeza".

"Porque, veja bem, ele entra nos pulmões e faz um trabalho tremendo nos pulmões, então seria interessante checar isso. Então, será preciso ver com os médicos, mas soa interessante para mim.”

Não há nenhuma evidência científica que sustente as sugestões do presidente americano.

Ele foi duramente criticado pela comunidade científica e por autoridades médicas após fazer essas declarações e, depois, disse que estava apenas sendo sarcástico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.