Descrição de chapéu Dias Melhores

Britânico de 99 anos arrecada R$ 13 milhões para ajudar sistema público de saúde

Tom Moore se desafiou a dar cem voltas em seu jardim antes de completar cem anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Ao criar uma campanha de arrecadação baseada na tentativa de dar cem voltas em seu jardim antes de completar cem anos, um veterano de guerra de 99 anos reuniu mais de 2 milhões de libras (R$ 13,1 milhões) para os profissionais de saúde britânicos.

O capitão aposentado Tom Moore, que usa um andador para se locomover desde que fraturou o quadril, disse estar agradecido ao NHS (Serviço Nacional de Saúde, na sigla em inglês) pelo tratamento que recebeu no passado e queria retribuir de alguma forma.

O capitão Tom Moore, veterano da Segunda Guerra Mundial - Maytrix Group/AFP

O sistema de saúde público britânico está sob forte pressão, pois atende a um grande número de pessoas infectadas pela Covid-19.

O número de mortes em hospitais britânicos devido ao novo coronavírus atingiu 11.329 na segunda-feira (13), o quinto maior do mundo.

Os médicos têm sido amplamente elogiados por sua coragem e profissionalismo durante a crise, inclusive pelo primeiro-ministro Boris Johnson, que se recuperou do vírus após ter sido tratado pelo NHS em um hospital de Londres.

"Quanto mais [dinheiro], melhor, porque quando eu fui hospitalizado por causa do meu quadril e depois [devido à] minha cabeça, o atendimento que recebi foi absolutamente inacreditável", disse ele, enquanto o total de doações de sua campanha de arrecadação de fundos continuava a aumentar.

"Em todos os momentos eles foram tão bons, tão alegres, tão simpáticos."

Apontando para as medalhas de guerra presas à sua jaqueta, acrescentou: "A sorte favorece os corajosos, e é isso que eles são, são corajosos".

O veterano, que serviu na Ásia durante a Segunda Guerra Mundial, mandou uma mensagem de esperança para seus compatriotas. "Sempre vi as coisas da seguinte forma: amanhã será um bom dia", disse.

Moore completa cem anos em 30 de abril e esperava arrecadar 500 mil libras, mas conseguiu mais do que o quádruplo desse valor. Agora, pretende continuar dando voltas.

"Vou seguir caminhando até depois do meu aniversário. Continuarei enquanto as pessoas ainda contribuírem para o Serviço Nacional de Saúde."

Tradução de AGFox  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.