China fará todo o possível para que eu não seja reeleito, diz Trump

Segundo presidente americano, modo como Pequim lidou com pandemia é prova disso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters e AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (29) que a China “vai fazer todo o possível” para que ele não seja reeleito no pleito de novembro e que o modo como pequim lidou com o coronavírus é prova disso.

As declarações foram dadas durante entrevista exclusiva que o republicano deu à agência de notícias Reuters na Casa Branca.

Segundo Trump, Pequim prefere que o democrata Joe Biden —seu provável adversário nas eleições— seja eleito como próximo presidente dos Estados Unidos porque ele teria uma posição menos dura em relação a China, principalmente em questões envolvendo comércio e tarifas.

O presidente americano, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca durante a entrevista
O presidente americano, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca durante a entrevista - Carlos Barria/Reuters

"A China fará todo o possível para que eu perca essa disputa”, disse ele.

"Eles constantemente usam as relações públicas para parecerem que são inocentes", prosseguiu, fazendo referência ao modo como o país asiático tratou a pandemia de coronavírus.

Na entrevista, o presidente americano culpou a China pela doença e afirmou que o país deveria ter avisado o resto do planeta de maneira mais enfática sobre os perigos da Covid-19.

Apesar das críticas, Trump não culpou diretamente o líder da ditadura chinesa, Xi Jinping, pela situação e afirmou que ainda espera fechar um acordo comercial com ele.

O americano também disse acreditar que a eleição presidencial, marcada para 3 de novembro, não será um referendo do modo como sua gestão lidou com o coronavírus.

Trump disse ainda que não acredita nas pesquisas recentes que mostram Biden a sua frente na disputa pela Casa Branca.

"Não acredito nas pesquisas. Acredito que as pessoas deste país são inteligentes. E não acho que eles irão apoiar um homem incompetente", disse, referindo-se ao rival.

Biden diz que vai manter embaixada em Jerusalém

O democrata Joe Biden não comentou as declarações de Trump na entrevista. Mais cedo, ele tinha usado um evento online para captação de recursos para criticar a posição do presidente sobre o Oriente Médio.

Defendeu que Trump não deveria ter transferido a embaixada americana em Israel de Tel Aviv para Jerusalém sem antes ter um acordo com todas as partes.

Apesar disso, o democrata anunciou que manterá a embaixada americana em Jerusalém caso vença a eleição presidencial.

O ex-vice-presidente de Barack Obama disse que, "agora que está feito, não levarei a embaixada de volta a Tel Aviv".

"Mas o que eu faria... Seria também abrir nosso consulado em Jerusalém Oriental para dialogar com os palestinos, e meu governo exortaria as duas partes a tomar iniciativas para manter viva a perspectiva de uma solução de dois Estados", afirmou o democrata a cerca de 250 doadores, reunidos por videoconferência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.