Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade sueca usa esterco de galinha para impedir propagação de coronavírus

Parque central de Lund recebe excrementos em tentativa de afastar foliões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estocolmo | Reuters

Uma cidade no sul da Suécia está recorrendo a um produto incomum para tentar impedir a expansão do coronavírus durante uma festividade anual que ocorre nesta quinta-feira (30): esterco de galinha.

A cidade universitária de Lund espalhou excrementos em seu parque central para afastar os foliões que costumavam aparecer todo 30 de abril para celebrar a Noite de Walpurgis.

A ocasião, que marca a mudança dos dias escuros e frios do inverno para os dias mais brilhantes da primavera e do verão, é normalmente comemorada com piqueniques, festas e fogueiras em todo o país e atrai milhares de estudantes.

"Este é um parque onde geralmente 30 mil pessoas se reúnem, mas com a Covid-19 isso agora é impensável", disse o prefeito da cidade, Philip Sandberg, à agência de notícias Reuters. "Não queremos que Lund se torne um epicentro da propagação da doença."

A Suécia adotou uma abordagem mais suave do que muitos outros países para impedir a propagação da doença respiratória causada pelo coronavírus. Pediu —em vez de ordenar— o distanciamento social entre as pessoas. Uma quarentena obrigatória não foi implantada no país.

Essa abordagem mais leve, contudo, fez com o que país tivesse uma taxa de letalidade bem mais alta do que as de seus vizinhos escandinavos: 20 mortes por 100 mil habitantes, em comparação a 6,8 mortos/100 mil na Dinamarca, 3,6 na Noruega e 3,1 na Finlândia.

Nesta quinta (30), o presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a política implantada pelo país europeu.

No Twitter, o republicano escreveu que, "apesar dos relatórios apontarem o contrário, a Suécia está pagando alto pela decisão de não impor um lockdown". "Os Estados Unidos tomaram a decisão correta!"

A declaração, no entanto, é contraditória, uma vez que Trump vem pressionando governadores de todo o país para reabrirem os estados e, assim, tentarem retomar a economia. No começo da pandemia, o líder americano foi contrário à medida e chegou a apoiar protestos anti-distanciamento social.

As autoridades suecas pediram que as pessoas evitassem se reunir para a Noite de Walpurgis deste ano, mas não proibiram as festividades. Mesmo assim, oficiais temem que os jovens, principalmente os estudantes, ainda queiram fazer piqueniques e beber no parque.

"A maioria dos estudantes em Lund e outras partes da Suécia respeita as recomendações, mas mesmo um pequeno número de pessoas indo ao parque pode se tornar um grande risco", completou o prefeito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.