Depois de viagem de férias para o México, 28 estudantes do Texas têm coronavírus

Dezenas de outros alunos também participaram da excursão e estão sendo monitorados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Montgomery Manny Fernández
Austin (EUA) | The New York Times

Duas semanas atrás, em plena pandemia global de coronavírus, cerca de 70 estudantes da Universidade do Texas em Austin viajaram para o México no "spring break" (as férias de primavera).

Os estudantes, todos na casa dos 20 anos, voaram em um avião fretado até Cabo San Lucas, e alguns voltaram para o Texas em diferentes voos comerciais.

Praia na Flórida cheia de turistas durante as férias da primavera mesmo após o início do surto de coronavírus
Praia na Flórida cheia de turistas durante as férias da primavera mesmo após o início do surto de coronavírus - Steve Nesius - 17.mar.20/Reuters

Agora, 28 deles estão com coronavírus e autoisolados. Outras dezenas de estudantes estão em quarentena, sendo monitorados e testados, disseram autoridades da universidade na quarta-feira (1º).

O surto em Austin é o mais recente de um grupo de estudantes que ignoraram as diretrizes de distanciamento social, fizeram a tradicional viagem nas férias de primavera e agora estão com o vírus.

Muitos deles pareciam ter a impressão errônea de que os jovens não são tão vulneráveis ao coronavírus quanto as pessoas mais velhas. Estudantes da Universidade de Tampa (Flórida), da Universidade de Wisconsin em Madison e de outras faculdades também foram contaminados ao voltar de viagens.

A atitude desafiadora, num momento em que milhões de americanos estão confinados em casa e longe das escolas, do trabalho e de parentes, foi personificada por Brady Sluder, um rapaz em férias em Miami que declarou numa entrevista muito difundida na televisão, em uma praia lotada: "Se eu pegar corona, peguei... Afinal, não vou deixar que ele me impeça de me divertir". Mais tarde, Sluder pediu desculpas no Instagram.

Em Austin, autoridades de saúde da universidade e da prefeitura contataram todos os jovens que estavam no avião fretado, usando registros de voos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, segundo as autoridades.

A prefeitura usou o caso para pedir que moradores de todas as idades fiquem em casa e evitem viagens que não sejam essenciais. Quatro dos 28 estudantes que estão com o vírus não apresentavam nenhum sintoma.

"O vírus muitas vezes se esconde nas pessoas saudáveis e passa para as que correm risco de adoecer ou morrer", disse em comunicado Mark Escott, diretor médico interino da cidade de Austin e do condado de Travis.

"Enquanto os jovens têm menor risco de complicações, não estão imunes a doenças graves e morte por Covid-19."

A universidade cancelou as aulas em 13 de março e retomou o ensino online na segunda-feira (30).

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.