Descrição de chapéu Coronavírus

Família de brasileiro morto em Londres por coronavírus pede ajuda para pagar funeral

Gastos com enterro são estimados em 6.000 libras, e parentes não tinham reserva para emergências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A família do brasileiro Gessuí Tavares, que morreu em Londres na semana passada vítima do coronavírus, criou uma campanha na internet para arrecadar dinheiro para pagar os custos do funeral, estimados em 6.000 libras (cerca de R$ 38 mil).

"Tavares era o principal provedor financeiro de sua família e partiu sem deixar economias ou segurança financeira. Sua esposa está incapaz de trabalhar ou receber qualquer fonte de renda devido à atual pandemia e, portanto, seria incapaz de pagar qualquer um dos custos envolvidos no funeral", diz o texto da campanha.

As doações são recebidas por uma página do GoFundme.

Gessui Tavares, brasileiro que morreu vítima do coronavírus em Londres
Gessui Tavares, brasileiro que morreu vítima do coronavírus em Londres - Reprodução/Facebook

Tavares, 69, era carpinteiro e morava em Londres com a mulher, Sandra, e dois filhos, Lívia, 12, e Bruno, 17.

Nascido em Minas Gerais, ele chegou à Inglaterra desde 2003. No período, trabalhou em diversas funções e, segundo seus amigos, enfrentou vários momentos de dificuldade. Ele era visto como um exemplo de alegria e de disposição para o trabalho e conhecido por ajudar os outros brasileiros imigrantes.

Sandra trabalha como diarista. Ela cumpre quarentena por causa do coronavírus. Mesmo que estivesse sem esse impedimento, teria problemas, pois os pedidos por serviços de limpeza de casas sumiram por conta da pandemia.

Ela obteve do governo britânico um vale de 600 libras (R$ 3.870) para comprar comida. "Por não ter os documentos definitivos, ela não pode receber todos os auxílios que o governo oferece", conta o pastor Marcos Queiroz, que ajuda a família a resolver as burocracias após a morte.

"Estamos atrás de laudos médicos e da certidão de óbito. Mas não podemos ir até os lugares e é preciso resolver tudo online", diz. Segundo ele, só foi possível conseguir marcar o enterro para daqui a duas semanas. Enquanto isso, o corpo é conservado em um necrotério.

Após apresentar sintomas de coronavírus, Tavares foi internado em 27 de março. Seu quadro piorou rapidamente. Os pulmões foram comprometidos e houve paralisação dos rins e do pâncreas. No dia 31, os médicos decidiram desligar o sistema de auxílio à respiração. Ele morreu minutos depois.

Tavares tinha diabetes, mas a doença estava controlada, e ele tinha boa saúde, segundo pessoas próximas.

“Ele estava em coma induzido, e queríamos que ele pudesse acordar para ao menos se despedir. Mas o médico falou que seria desumano. Ele acordaria desorientado, sentiria falta de ar e morreria tentando buscar o ar. Seria como a sensação de ser jogado no mar”, conta Marcelle Leake, pastora e amiga.

A família cogitou a possibilidade de trazer o corpo para o Brasil, onde vivem a mãe e outros parentes de Tavares, mas a ideia foi descartada devido ao alto custo.

Outra possibilidade, a de que familiares brasileiros fossem ao enterro, também foi descartada por causa dos preços de passagens e das restrições atuais no tráfego aéreo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.