Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Obama anuncia apoio a Biden e faz ataques indiretos a Trump

Ex-presidente disse que republicanos buscam apenas o poder e favorecem os mais ricos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Washington | Reuters

O ex-presidente Barack Obama anunciou nesta terça (14) seu apoio a Joe Biden, vice-presidente dos EUA durante as duas gestões do democrata e virtual candidato nas eleições presidenciais de novembro.

Obama publicou nas redes socias um vídeo, no qual pediu a união dos democratas para que Biden possa expandir o acesso dos americanos a planos de saúde e levar os EUA de volta ao Acordo de Paris, que prevê redução nas emissões de poluentes. O presidente Donald Trump retirou o país desse tratado.

Em foto de arquivo, Barack Obama (à esq.) observa discurso de Joe Biden na Casa Branca - Mandel Ngan - 13.dez.2016/AFP

"Escolher Biden para ser meu vice-presidente foi uma das melhores decisões que já tomei, e ele se tornou um amigo próximo. Acredito que Joe tem todas as qualidades que precisamos em um presidente agora", disse.

O ex-presidente fez ataques contra Trump, sem citá-lo nominalmente. "Todos aprendemos que os republicanos não estão interessados no progresso, mas no poder."

Também acusou o partido rival de governar para uma minoria e dar vantagens aos mais ricos, com cortes de impostos, e a empresas que poluem o ambiente.

"Essa batalha não será fácil. O outro lado tem uma máquina de propaganda que pouco liga para a verdade. Esta crise [do coronavírus] nos lembra que fatos e a ciência são importantes. Que bons governos são importantes."

Biden é o último nome restante na disputa das primárias democratas, mas ainda precisa ser confirmado pelo partido como o candidato oficial nas eleições de novembro, quando enfrentará Trump.

Nesta semana, o ex-vice-presidente também recebeu o apoio de Bernie Sanders, principal rival nas primárias e que desistiu da disputa na semana passada.

Obama havia mantido publicamente a neutralidade durante as prévias.

Ele deixou o cargo em 2016 com boa popularidade e se mantém como uma das figuras mais bem-vistas do Partido Democrata, especialmente entre os jovens.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.