Descrição de chapéu Coronavírus

Robôs representam estudantes em cerimônia de graduação no Japão

Controlados por jovens em suas casas, avatares foram até palco para receber diplomas

Tóquio | Reuters

Cerimônias de graduação têm sido canceladas no Japão por causa da pandemia de coronavírus.

Estudantes de uma universidade, porém, participaram de um evento do tipo remotamente, controlando robôs que mostravam imagens de seus rostos.

Apelidadas de "Newme" (novo eu) pelo desenvolvedor ANA Holdings, as máquinas foram vestidas com becas e chapéus de formatura para a cerimônia na Business Breakthrough University, em Tóquio.

Kenichi Ohmae, presidente da universidade BBT, entrega diplomas a alunos representados por robôs - BBT University - 28.mar.2020/Reuters

As "faces" dos robôs eram tablets que mostravam os rostos dos graduandos, que controlavam os movimentos dos equipamentos a partir de computadores em suas casas.

Um a um, os avatares se moveram até o palco para receber os diplomas. Funcionários da universidade aplaudiam e davam parabéns enquanto o presidente da instituição, Kenichi Ohmae, colocava os diplomas em compartimentos acoplados aos robôs.

"É uma experiência completamente nova receber um certificado em um espaço público enquanto eu estou em um lugar privado", disse Kazumi Tamura, ao obter seu diploma de mestrado.

Robôs recebem diplomas durante graduação em Tóquio - BBT University - 28.mar.2020/Reuters

A universidade espera que essa prática possa ser adotada por outras escolas que buscam evitar aglomerações.

Em um reflexo do que vem ocorrendo no mundo, no entanto, a escola limitou a cerimônia a apenas quatro graduados, de modo que os robôs puderam manter o distanciamento social em meio à pandemia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.