Descrição de chapéu Governo Trump

Trump volta atrás em cancelamento de entrevistas diárias sobre coronavírus

Casa Branca anunciou suspensão de encontros após presidente ser criticado por ter sugerido injeção de desinfetante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP e Reuters

Donald Trump participará da entrevista coletiva diária desta segunda (27), informou a Casa Branca, horas depois de o presidente americano anunciar o cancelamento dos encontros para atualizar a imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus nos EUA.

Na semana passada, Trump passou a ser fortemente criticado após sugerir injeções de desinfetante como forma de tratamento para coronavírus. Diante da reação negativa, o republicano sugeriu no sábado (25) que não mais faria as reuniões diárias.

No fim de semana as entrevistas não ocorreram, mas o encontro com a imprensa foi confirmado para esta segunda, após inicialmente ser cancelado.

Conselheiros de Trump têm argumentado que as sessões, realizadas quase todos os dias desde meados de março, começaram a mostrá-lo de maneira desfavorável, o que pode prejudicar sua perspectiva de reeleição no pleito de novembro.

Trump chega para entrevista coletiva diária sobre coronavírus na Casa Branca - Olivier Douliery -24.abr.2020/AFP

As sessões diárias de atualização na Casa Branca frequentemente se transformam em discussões contra repórteres e fizeram com que os números de aprovação de Trump caíssem no momento em que deveriam estar ganhando força.

Nas últimas 24 horas, Trump, no Twitter, recorreu a uma série de ofensas contra os meios de comunicação, dizendo que nunca houve imprensa mais hostil e cruel do que a de agora.

Os EUA se aproximam de 1 milhão de casos confirmados de coronavírus​, tendo registrado o maior número de mortes por Covid-19 entre todos os países do mundo: quase 56 mil óbitos. O segundo país com mais vítimas é a Itália, com cerca de 27 mil.

A entrevista coletiva desta segunda deve ter como assunto principal a expansão dos testes para detecção do coronvaírus. A ideia é que, entre maio e junho, cerca de 2% da população americana passe pelo exame, o que permitiria a reabertura econômica gradual dos 50 estados do país.

Os republicanos vêem cada vez mais a retomada do crescimento econômico a partir de junho como um fator crucial para melhorar as perspectivas de reeleição de Trump em novembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.