Colunista da Folha Mathias Alencastro quer conversar com você

Cientista político fará videoconferências com leitores para responder perguntas sobre temas internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos últimos meses, as notícias sobre a pandemia da Covid-19 parecem ter ficado, ao mesmo tempo, mais repetitivas e mais complexas.

Para compreender o mundo em tempos de coronavírus, ou para mudar de assunto e falar de outras coisas que acontecem fora do Brasil, a Folha decidiu colocar o colunista Mathias Alencastro à disposição dos leitores.

"Esta fase da quarentena torna mais interessante a ideia de conversar com pessoas que não conhecemos, é ainda mais animador", diz ele.

Mathias Alencastro, colunista da Folha, é pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e doutor em ciência política pela Universidade de Oxford - Keiny Andrade/Folhapress

Não se trata de mais uma live. O leitor ou leitora que quiser conversar cara a cara (na verdade, tela a tela) com o cientista político pode mandar um email para enviesuanoticia@grupofolha.com.br até a próxima quarta-feira (3/6).

O jornal entrará em contato para marcar um horário com os selecionados, que receberão uma vídeo-ligação do colunista. As chamadas serão gravadas, e, ao fim, a TV Folha disponibilizará o vídeo para que todos os leitores possam assistir às conversas.

"Penso que os comentários escritos dificultam a interação, é um formato mais restrito", afirma Alencastro. "Esta é uma oportunidade de conhecer melhor os leitores da coluna, e, sabendo mais sobre eles, as colunas ficam melhores."

O cientista político, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e doutor em ciência política pela Universidade de Oxford, também diz acreditar que uma parte significativa das perguntas será sobre a imagem do Brasil no exterior.

"É algo que afeta muito mais a vida das pessoas do que se pensa", diz ele, citando o caso de brasileiros que têm familiares no exterior e daqueles que planejam emigrar.

Não há, no entanto, restrição quanto ao assunto: as perguntas podem abordar qualquer tema da editoria de Mundo.


Conversa com Mathias Alencastro

Inscrições: envie um email até 3 de junho para enviesuanoticia@grupofolha.com.br com as perguntas que gostaria de fazer.

Caso seja selecionado, a Folha entrará em contato para marcar um horário e dia para a realização da videoconferência com o colunista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.