Fogo amigo atinge navio militar do Irã e deixa 19 mortos e 15 feridos

Episódio aconteceu durante exercício militar no golfo de Omã; Exército iraniano diz se tratar de um acidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dubai e Teerã | AFP e Reuters

Um navio de guerra iraniano disparou contra outra embarcação do país durante um exercício militar no golfo de Omã no domingo (10), deixando 19 tripulantes mortos e outros 15 feridos.

Em comunicado emitido nesta segunda-feira (11), o Exército do Irã disse se tratar de um “acidente”.

Segundo a emissora estatal IRIB, a fragata Jamaran disparou um míssil contra um alvo de treinamento, mas acabou atingindo a embarcação de apoio Konarak. Não está claro se o navio atingido chegou a afundar.

Imagem de arquivo mostra embarcação Jaraman, que realizou o disparo no golfo de Omã no domingo (10) - IRIB TV via AFP

O golfo de Omã é uma região altamente militarizada devido à sua importância geopolítica. Trata-se de um ponto de passagem para o estreito de Ormuz, por onde é transportado cerca de um quinto da produção mundial de petróleo.

Nos últimos anos, o local registrou diversas escaramuças entre embarcações dos Estados Unidos e do Irã, elevando a tensão no Oriente Médio.

O acidente deste final de semana ocorre aproximadamente quatro meses depois de as Forças Armadas do Irã derrubarem um avião ucraniano em Teerã, matando 176 pessoas, durante uma série de bombardeios contra bases americanas no Iraque em retaliação ao assassinato do general Qassem Soleimani.

O episódio, descrito pelas autoridades do país persa como um erro, gerou protestos contra o regime encabeçado pelo aiatolá Ali Khamanei.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.