Descrição de chapéu Folha Informações

ONU lança iniciativa de combate à desinformação sobre Covid-19

Interessado se cadastra em site e recebe notícias confiáveis para compartilhar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ONU lançou nesta quinta-feira (21) uma iniciativa para combater a desinformação ao redor da Covid-19 e aumentar o alcance de notícias confiáveis, a Verificado.

Após um cadastro no site —aberto a todos, mas por enquanto disponível apenas em inglês—, o interessado se torna o que a organização chama de “voluntário da informação”.

Essas pessoas receberão diariamente conteúdo verificado e otimizado para compartilhamento a respeito de três temas principais: ciência para salvar vidas, solidariedade para promover cooperação local e global e soluções para defender o apoio a populações impactadas.

Página do site Verified, da ONU - ONU/Reprodução

Também serão divulgadas notícias sobre a crise climática, pobreza, desigualdade e fome.

“Desinformação é divulgada online, em aplicativos de mensagem e de pessoa para pessoa. Seus criadores usam produção e métodos de distribuição maliciosos", disse António Guterres, secretário-geral da ONU, ao anunciar a iniciativa.

"Para combater isto, cientistas e instituições como as Nações Unidas precisam alcançar pessoas com informação acurada, na qual possam confiar.”

A ONU anunciou que também fará parcerias com influenciadores, sociedade civil, empresas e organizações de mídia para distribuir conteúdo confiável, além de trabalhar com plataformas de mídia social.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.