Descrição de chapéu
Eleições EUA 2020 Escuta Aqui

Podcast de Joe Biden entretém só aficionados por política americana

Impedido de fazer comícios devido ao coronavírus, candidato democrata investe em campanha em áudio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O alerta veio de vários cantos da internet: por mais difícil que esteja a sua quarentena, não considere começar seu próprio podcast. Mas piadas sobre a aparentemente infinita multiplicação de programas em áudio não foram capazes de intimidar Joe Biden.

O virtual candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos teve que abandonar o ritmo intenso de viagens de uma campanha eleitoral e, diante das restrições da pandemia de coronavírus, isolou-se em sua casa em Wilmington, Delaware.

Com o leque de atividades reduzido, o ex-vice-presidente lançou seu próprio podcast, que já está no sexto episódio. Chama-se Here's the Deal (algo como "é o seguinte") e traz Biden, 77, entrevistando convidados e respondendo perguntas de ouvintes.

É curioso acompanhar a migração do democrata, do corpo a corpo dos comícios para a quietude de seu porão, de onde agora fala a distantes fones de ouvido.

O ex-vice-presidente Joe Biden discursa durante lançamento na Filadélfia de sua campanha presidencial
O ex-vice-presidente Joe Biden discursa durante lançamento na Filadélfia de sua campanha presidencial - Dominick Reuter - 18.mai.19/AFP

Por um lado, está ali o discurso previsível de um político, ainda mais em campanha. Sob o embalo de uma trilha de tons inspiradores, abundam lugares-comuns e exaltações patrióticas. Em mais de uma oportunidade Biden externa o orgulho que tem do povo americano, que "nunca decepciona seu país".

Outro mantra repetido é a respeito de sua experiência com crises no Salão Oval ao lado do sempre citado Barack Obama.

Menos óbvia é a forma com que tudo isso é dito. Não faz sentido gritar nos ouvidos do público com a retórica dos palanques ou dos debates, e Biden se adapta bem ao estilo mais introspectivo dos podcasts, adotando uma fala mais serena e pausada.

Uma ressalva à busca de intimidade: a edição final poderia operar alguns cortes e poupar o ouvinte dos pigarros, tosses e respirações do presidenciável ao microfone.

A pauta do programa está bastante a reboque das discussões sobre a Covid-19, mas atire a primeira pedra o produtor de conteúdo que não vive a mesma realidade. Problemático seria se o presidenciável estivesse minimizando a crise ou sabotando recomendações médicas.

Bem ao contrário, Biden defende reiteradamente a ciência e, claro, critica a gestão da crise por seu adversário republicano, Donald Trump.

Além da pandemia, as conversas giram em torno de temas como a ideia de governar acima de paixões partidárias, críticas a extremismos, alertas sobre aquecimento global e defesa de programas sociais —quase sempre fustigando as políticas do atual governo.

O episódio mais interessante é com o biógrafo de presidentes Jon Meacham, que evoca exemplos de Franklin Roosevelt e John Kennedy numa discussão sobre como presidentes devem se comportar em crises.

Também já participaram dois governadores democratas, um pastor e líder negro e a senadora Amy Klobuchar, que desistiu da disputa interna do partido e hoje apoia o ex-vice.

É preciso ser muito aficionado não apenas pela política americana, mas também pela campanha do Partido Democrata, para se entreter verdadeiramente com os programas, que duram de 19 a 48 minutos.

Ajudam a fazer o tempo passar mais rapidamente relatos da nova vida do presidenciável e de seus convidados.

Questionado por uma ouvinte de Nova York, Biden revela que sua atual rotina consiste em acordar às 8h, fazer exercícios com esteira, bicicleta ergométrica e pesos e beber um shake proteico.

Distrai-se com conversas diárias em vídeo com os netos e passeia com os cachorros no jardim.

E também comanda uma campanha presidencial, dando entrevistas e fazendo reuniões com aliados e assessores —os quais, quando presentes na casa, usam luvas, máscaras e ficam distantes do podcaster.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.