Descrição de chapéu Coronavírus

Argentina vai flexibilizar quarentena a partir do dia 8

País autoriza reabertura de comércio e turismo em regiões do interior; restrições seguem na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

O presidente Alberto Fernández anunciou, na noite desta quinta-feira (4), que a Argentina começará a flexibilizar a quarentena a partir de 8 de junho, mas algum grau de restrição será mantido até o próximo dia 28. O país está há 80 dias em quarentena nacional e obrigatória.

Haverá maior abertura no interior do país, onde não há circulação comunitária do vírus. Ali, serão reativados o turismo local, restaurantes, bares e comércios, com protocolos de segurança específicos.

"Vamos passar do isolamento social ao distanciamento social", explicou Fernández. "Ou seja, não é obrigatório ficar em casa, mas as saídas devem obedecer as regras de distância entre as pessoas. Todas as atividades que forem liberadas seguirão procedimentos de higiene, e as reuniões com mais de dez pessoas estão proibidas."

Praça de Maio vazia durante a quarentena obrigatória em Buenos Aires
Praça de Maio vazia durante a quarentena obrigatória em Buenos Aires - Agustin Marcarian - 18.mai.2020/Reuters

Apesar dos bons resultados nas províncias, Fernández chamou a atenção para a situação de Misiones, que faz fronteira com o Brasil. "A situação do vírus no Brasil nos preocupa muito."

A doença mata um brasileiro por minuto, segundo dados divulgados na noite desta quinta.

As novas regras na Argentina não se aplicam à cidade e à província de Buenos Aires, que correspondem a 95% dos casos de coronavírus no país.

Ali continuam valendo as restrições de mobilidade, e ainda será necessário ter permissões especiais para sair de casa. Nas estações de trem e metrô e nas paradas de ônibus continuarão sendo pedidos os documentos e as cartas de permissão para transitar.

A capital argentina, porém, retomará algumas atividades econômicas, como lojas de roupas e calçados, fechados desde o começo da pandemia. Outros comércios não essenciais, construções e indústrias poderão abrir "paulatinamente", por meio de estudos caso a caso, e com permissões específicas.

As saídas recreativas familiares, antes restritas a uma hora, no fim de semana, podem passar a ser realizadas nos dois dias do fim de semana, sempre com apenas um menor e um adulto, e restritos a 500 metros de distância de casa. As crianças continuam sem poder sair durante a semana.

Também será permitido praticar esporte ao ar livre, algo que estava proibido desde o início da quarentena. Mas ainda há restrição de horário: apenas entre 20h e 8h.

Continua sendo proibido viajar entre as províncias sem uma permissão especial, assim como ainda não há voos regionais e internacionais. A expectativa é que as rotas internacionais voltem a operar em setembro. Também continuarão fechados cinemas, teatros, clubes e centros culturais.

Ainda seguirá vigente a ajuda mensal a informais e a empresas privadas que não forem autorizadas a abrir. E continua valendo a proibição de demissões, seja do setor público como do privado.

A Argentina registrou 20.184 casos de coronavírus e 608 mortes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.