Biden desiste de realizar atos de campanha com público por causa da Covid-19

Trump, contra quem disputará a eleição de novembro, manteve comícios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Wilmington (Delaware) | AFP e Reuters

O candidato do Partido Democrata à eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (30) que não realizará atos públicos de campanha devido à atual pandemia de coronavírus, em contraste com a estratégia de seu rival republicano, o presidente Donald Trump.

"Vou seguir as ordens dos médicos —não apenas por mim, mas também pelo país—, e isso implica não realizar nenhum comício", disse o ex-vice-presidente em entrevista coletiva no estado de Delaware. Com 77 anos, ele faz parte do grupo de risco.

Joe Biden recoloca máscara após discursar durante evento de campanha em Wilmington, no estado de Delaware
Joe Biden recoloca máscara após discursar durante evento de campanha em Wilmington, no estado de Delaware - Kevin Lamarque/Reuters

"Esta é a campanha mais incomum da história moderna", afirmou o democrata, que criticou duramente a gestão do atual governo na crise. "Donald Trump decepcionou os americanos."

Apesar do crescimento do número de casos confirmados da Covid-19 no país, Trump voltou a realizar atos com público no último dia 20. O evento, sediado em Tulsa (Oklahoma), acabou esvaziado: cerca de 6.200 compareceram ao estádio, que tinha capacidade para 19 mil pessoas.

Por conta do risco de contágio, os organizadores distribuíram máscaras na entrada, mas o uso delas não era obrigatório. Alguns dos apoiadores jogaram os itens fora assim que os receberam.

Dentro do ginásio, a maior parte do público não usou o equipamento de proteção e também não manteve o distanciamento social. Horas antes do início do comício, seis pessoas da equipe de campanha de Trump receberam o diagnóstico de Covid-19.

Para obter ingressos, a organização exigiu que os interessados aderissem a um termo de consentimento no qual eles se comprometiam a não processar a campanha de Trump caso contraíssem a Covid-19 no evento.

Desde o início da crise sanitária, o republicano tem minimizado a gravidade da Covid-19, mesmo fazendo parte do grupo de risco, aos 74 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.