Descrição de chapéu Coronavírus

Música ao vivo volta ao Uruguai com pelo menos 5 metros de distância do público

Se banda tiver dois vocalistas, eles também não poderão cantar frente a frente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montevidéu

Depois de mais de três meses sem espetáculos de música ao vivo, os uruguaios poderão voltar a frequentar as apresentações a partir desta sexta-feira (19) —mas, para isso, terão de se habituar a uma série de novas regras.

Os shows serão liberados apenas para locais com mesas e cadeiras (nada de pista), e a distância entre público e palco não poderá ser menor do que 5 metros.

Também entre os artistas, a movimentação deverá ser controlada: se a banda tiver mais de um vocalista, por exemplo, eles não poderão cantar frente a frente. Além disso, todos os músicos que não cantarem terão de usar máscaras.

Espetáculo gratuito da Kompania Romanelli do lado de fora de um prédio em Montevidéu
Espetáculo gratuito da Kompania Romanelli do lado de fora de um prédio em Montevidéu - Eitan Abramovich - 13.jun.20/AFP

Desde 13 de março, quando foi detectado o primeiro caso de Covid-19, o Uruguai registrou 850 infecções e 24 mortes. De acordo com dados oficiais divulgados nesta quinta (18), o país de 3,5 milhões de habitantes conta agora com 12 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

A volta dos shows obedece a um protocolo desenvolvido pelo coletivo Uruguai É Música (UEM), integrado por artistas e outros profissionais diretamente ligados ao setor, como técnicos, agentes e assessores de comunicação.

As regras foram afinadas com o governo nacional e estabelecem um retorno paulatino das atividades musicais. “O que muda, ao longo das diversas etapas do protocolo, é que iremos ampliando a capacidade de público”, explica a cantora, compositora e empresária Lea Ben Sasson, uma das representantes do UEM.

Nesta sexta, tem início a chamada “etapa zero”, em que poderão ser realizados espetáculos apenas em lugares com mesas e cadeiras. Mas ainda não há detalhes sobre como serão as próximas fases —os avanços estão em estudo e em negociação.

Apesar de o protocolo ter sido aprovado pelo governo, cada estado só pode liberar as atividades depois de receber uma autorização da administração central. Como isso ainda está em andamento, a expectativa do coletivo é de que os primeiros recitais comecem a acontecer de fato a partir deste sábado (20).

Não há um período estabelecido para cada fase —o plano vai avançar de acordo com os números da Covid-19 no país. Mas o UEM calcula que as flexibilizações das regras se sucedam “a cada 15 ou 20 dias”, se a disseminação do vírus continuar controlada.

“Estamos desenvolvendo outro protocolo para teatros, estabelecimentos com lugares fixos”, conta Ben Sasson.

No Uruguai, já estão em funcionamento —mediante cumprimento de medidas sanitárias— shoppings, comércio de rua, restaurantes e bares, salões de beleza, academias de ginástica, escritórios, edifícios públicos e instituições de ensino (as aulas presenciais estão sendo retomadas de forma escalonada).

A paralisação das atividades artísticas afetou cerca de 10 mil pessoas, que vivem disso no país, segundo o Uruguai É Música. O coletivo estima que 10% dos profissionais vinculados à indústria da música ao vivo tenham sido fortemente afetados pela interrupção das apresentações em decorrência da pandemia.

São trabalhadores informais que ganhavam por apresentação, em colaboração com diferentes bandas, por exemplo, e ficaram sem nenhuma fonte de renda nesse período e enfrentaram dificuldades para sobreviver.

Nos últimos três meses, eles precisaram receber cestas básicas, montadas a partir de doações feitas por empresas locais.

A nova normalidade musical uruguaia

  • Shows apenas em locais com mesas e cadeiras
  • No máximo, 4 pessoas por mesa (e cada mesa com álcool em gel)
  • A distância entre as mesas deve ser de pelo menos 2 metros
  • A distância entre os músicos e o público deve ser de 5 metros, no mínimo
  • No palco, os artistas deverão manter distância mínima de 2 metros entre si; todos de máscara, com exceção, naturalmente, do vocalista
  • Se houver mais de um vocalista, eles não poderão cantar frente a frente
  • Na sala de espetáculo e no backstage, a lotação não pode ser superior a 1 pessoa a cada 5 metros quadrados

  • Antes de entrar, o público passará por um “corredor” composto por tapete sanitário, controle de temperatura e aplicação de álcool em gel nas mãos

  • Será obrigatório o uso de máscaras pelo público no momento de entrar, sair e circular pela sala. A máscara poderá deixar de ser usada apenas durante a permanência à mesa

  • Para ir ao banheiro, além de usar máscara, o público terá que manter distância de 2 metros na fila para entrar ao local

  • O ambiente deverá receber ventilação antes e durante o espetáculo

  • Alimentos e bebidas serão servidos somente nas mesas, por funcionários com máscaras e luvas

  • As atividades devem terminar até a meia-noite

Fonte: Uruguai É Música

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.