ONU pede que Israel mude plano 'ilegal e perigoso' de anexar terras da Cisjordânia

Comissão de Direitos Humanos se soma à oposição internacional contra proposta de Netanyahu e Trump

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Genebra e Jerusalém | AFP e Reuters

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, considera ilegal e perigoso o projeto israelense de anexação da Cisjordânia e destacou que as consequências "durarão décadas".

"A anexação é ilegal. Ponto final", disse Bachelet, por meio de um comunicado nesta segunda-feira (29). "Qualquer anexação. De 30% ou de 5% da Cisjordânia."

A declaração de Bachelet se soma à oposição internacional que aumentou nas últimas semanas. Líderes palestinos, potências europeias e países árabes aliados a Israel são contra qualquer anexação de terras que as forças israelenses capturaram em 1967.

Em janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, apresentou seu projeto de resolução para o conflito israelo-palestino, partindo da situação atual e não, como acontecia até então, do direito internacional e das resoluções da ONU.

Assentamento israelense de Maale Adumin, na Cisjordânia - Ilan Rosenberg - 29.jun.20/Reuters

O plano prevê a criação de um Estado palestino em um território restrito e fragmentado, assim como a anexação, por parte de Israel, de várias colônias e do Vale do Jordão, na Cisjordânia ocupada, um território palestino a 50 quilômetros de Gaza.

A proposta —já rejeitada pela Autoridade Nacional Palestina (ANP) e por organizações internacionais e países europeus— pode entrar na pauta do governo a partir de quarta-feira (1°/7) e, depois, ser levada a votação no Knesset, o Parlamento de Israel.

O projeto, entretanto, já provocou uma série de problemas geopolíticos e ameaça o novo governo de união nacional, formado a duras penas após um ano e três eleições no país.

Bachelet disse que as "ondas expansivas da anexação durarão décadas e serão extremamente prejudiciais para Israel, assim como para os palestinos", mas ressaltou que ainda há tempo de modificar a decisão.

"Peço com insistência a Israel que escute seus próprios ex-funcionários e generais, assim como várias vozes no mundo, como advertência para não seguir por essa via perigosa."

O Ministério das Relações Exteriores de Israel acusou Bachelet de preconceito e disse, em resposta, que não surpreende que ela tenha feito suas observações antes de "qualquer decisão ser tomada".

Nesta segunda (29), o ex-rival e principal parceiro de coalizão de Netanyahu, Benny Gantz, sinalizou oposição aos planos de anexação.

Entretanto, de acordo com um porta-voz do Likud, partido de Netanyahu, o premiê israelense disse que as próximas etapas do projeto não dependem do apoio de Gantz.

O líder do partido Azul e Branco não é totalmente contrário a algum tipo de extensão de lei israelense à Cisjordânia. Mas defende apenas uma anexação do Vale do Rio Jordão, que considera estratégica, e não um processo mais amplo, ao menos sem a contrapartida imediata da criação de um Estado palestino.

Citado por um assessor a autoridades dos EUA nesta segunda, Gantz afirmou que a data prevista para o início das discussões no governo israelense —1º de julho— "não é sagrada".

O principal argumento para um possível adiamento é a crise causada pelo coronavírus em Israel.

"O que não está relacionado ao corona vai esperar até o dia depois do vírus", disse Gantz, que estima um cenário de crise por mais 18 meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.