Terremoto de magnitude 7,4 atinge o México, mata 6 e gera alerta de tsunami

Tremor teve epicentro no estado de Oaxaca, mas foi sentido também na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | Reuters e AFP

Um terremoto de grandes proporções atingiu nesta terça-feira (23) a região sul do México e deixou pelo menos seis mortos no estado de Oaxaca, segundo a agência de proteção civil do país.

O tremor, de magnitude de 7,4, de acordo com o serviço sismológico dos EUA, gerou um alerta de tsunami para a costa do país, assim como para os países da América Central, além de Equador, Peru e Havaí.

Segundo o órgão americano, as ondas podem chegar a três metros de altura nessas regiões.

O epicentro do tremor ocorreu próximo ao vilarejo de Santa María Zapotitlán, na costa do Pacífico, mas também foi sentido na Cidade do México, que fica 500 quilômetros ao norte.

Os moradores da capital deixaram os prédios assustados, mas não há registro de destruição em larga escala ou de vítimas na cidade.

"Felizmente não há muitos danos. De toda forma, continuamos pedindo que ajam com cautela por causa de tremores secundários. Que todos se cuidem sem nos angustiarmos", disse o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, em um vídeo transmitido nas mídias sociais.

Miguel Candelaria, 30, da cidade de Juchitan, no estado de Oaxaca, disse que era impossível caminhar e que a rua "parecia um chiclete".

Quando o terremoto começou, ele correu com sua família para fora de casa, mas teve de parar no meio da rua enquanto o asfalto se curvava e balançava. Vizinhos gritavam aterrorizados, e outras pessoas alertavam para a possível queda de postes de energia.

Pacientes e funcionários de uma clínica na Cidade do México aguardam na rua após o tremor
Pacientes e funcionários de uma clínica na Cidade do México aguardam na rua após o tremor - Claudio Cruz/AFP

A agência de proteção civil do México recomendou que os moradores se afastassem da costa para evitar um possível tsunami. Vídeos nas mídias sociais mostraram a água do oceano recuando em Oaxaca.

Ainda que tenha tranquilizado sobre o panorama na Cidade Do México, Obrador afirmou que ainda aguarda informações mais detalhadas sobre a situação no epicentro do tremor —Oaxaca, um estado montanhoso, é conhecido pelas plantações de café e pelos resorts na praia.

Terremotos de magnitude acima de 7 são capazes de causar danos generalizados. Em 2017, um tremor de 7,1 deixou 355 mortos no México.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.