Descrição de chapéu RFI Eleições EUA 2020

Zuckerberg cede a pressão de funcionários e diz que poderá moderar publicações de Trump

Funcionários consideraram que mensagem do presidente incitava à violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, cedeu à pressão e afirmou que vai revisar as regras da rede social que permitiram que polêmicas mensagens do presidente americano, Donald Trump, permanecessem publicadas apesar de seu conteúdo controverso.

A mudança de posição do bilionário ocorre após uma semana de tensões internas na empresa.

"Vamos revisar nossas regras que autorizam a discussão e a ameaça do uso da força por um Estado, para ver se devemos aprovar modificações", escreveu Zuckerberg em seu perfil, na sexta-feira (5), em uma mensagem dirigida a seus funcionários. E isso inclui "o uso excessivo da força".

Mark Zuckerberg dá palestra na Universidade Georgetown sobre liberdade de expressão
Mark Zuckerberg dá palestra na Universidade Georgetown sobre liberdade de expressão - Andrew Caballero-Reynolds - 17.out.19/AFP

"Dada a delicada história dos Estados Unidos, isso requer atenção especial", acrescentou.

Diferentemente do Twitter, o Facebook decidiu não intervir em uma mensagem do presidente americano que dizia: "Quando os saques começam, as balas começam", em referência aos protestos em apoio a George Floyd que eventualmente terminaram em distúrbios.

A morte do homem negro de 46 anos, em 25 de maio, asfixiado por um policial branco em Minneapolis, provocou uma onda de manifestações inéditas em décadas contra a violência policial e o racismo nos Estados Unidos.

"Quero reconhecer que a decisão que tomei na semana passada perturbou, decepcionou ou feriu muitos de vocês", disse o fundador da rede social.

Nos dias que se seguiram a várias mensagens controversas publicadas por Trump, dezenas de funcionários expressaram seu descontentamento com a política de moderação permissiva defendida por Zuckerberg, apesar da ameaça que algumas declarações possam representar para a democracia e os direitos humanos.

Alguns funcionários da rede social condenaram Zuckerberg publicamente, ou em privado. Na segunda-feira (1º) eles organizaram uma greve virtual e pelo menos dois engenheiros pediram demissão.

"O Facebook fornece uma plataforma que permite aos políticos radicalizarem as pessoas e fazer apologia da violência", protestou um deles, Timothy Aveni. Em seu texto, Zuckerberg detalhou sete áreas que sua empresa planeja submeter à avaliação, embora tenha especificado "que pode não haver mudanças em todas elas".

Além do conteúdo sobre o uso da força, ele pretende se concentrar em proteger a integridade das eleições que acontecem neste ano nos Estados Unidos.

"Estou confiante nas medidas que tomamos desde 2016. (...) Mas há uma possibilidade significativa de que a confusão e o medo atinjam um nível sem precedentes durante as eleições de novembro de 2020, e alguns, sem dúvida, tentarão capitalizar essa confusão", acrescentou.

Ele também respondeu aos funcionários que acreditam que as minorias estão subrepresentadas na empresa. "Vamos ver se precisamos fazer mudanças estruturais para garantir que os diferentes grupos possam opinar", completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.