580 mil vão às urnas em Hong Kong em voto de protesto contra nova lei de segurança

Primárias escolhem candidatos pró-democracia mais fortes para disputar eleições parlamentares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hong Kong | Reuters e AFP

Quase 600 mil cidadãos de Hong Kong foram às urnas neste fim de semana, no que a oposição do território controlado pela China disse ter sido um voto de protesto simbólico contra a lei de segurança nacional imposta recentemente por Pequim.

A votação não oficial —em 250 centros eleitorais— decide os candidatos pró-democracia mais fortes para disputar as eleições em setembro para 70 cargos no Conselho Legislativo do território.

As filas eram longas sob o sol, e as pessoas votavam em seus celulares depois de terem suas identidades verificadas. Os vencedores serão anunciados na noite de segunda (13), após a contagem dos votos.

Fila para votar nas primárias de Hong Kong - Isaac Lawrence -12.jul.2020/AFP

Os candidatos se aproveitam de uma onda de sentimento contrário à China provocado pela nova regra, que restringe severamente as liberdades de Hong Kong.

"Um alto comparecimento enviará um sinal bastante forte para a comunidade internacional de que as pessoas de Hong Kong nunca desistem", disse Sunny Cheung, 24, um dos jovens democratas aspirantes.

Organizadores disseram que 582 mil pessoas votaram entre sábado (11) e domingo (12), mais do que o esperado. O número é cerca de um terço dos eleitores que defenderam os democratas no pleito do ano passado.

A nova lei de segurança nacional, que entrou em vigor há poucos dias, dá amplos poderes para uma agência do governo central perseguir e processar pessoas envolvidas em atividades consideradas subversivas, secessionistas, terroristas ou em conluio com potências estrangeiras contra o domínio chinês.

Para ativistas pró-democracia, que desde o ano passado tomaram as ruas de Hong Kong, a lei representa o fim do regime conhecido como "um país, dois sistemas", no qual a antiga colônia britânica mantinha um grau de autonomia política e o capitalismo desregulado que marca as transações locais.

Na quinta (9), o secretário de Assuntos Constitucionais e Continentais, Erick Tsang, disse que aqueles que "organizam, planejam e participam" das eleições primárias podem ser enquadrados na lei de segurança.

Apesar dessa votação tática para maximizar as chances da oposição, alguns ativistas pró-democracia temem que as autoridades tentem impedir que certos candidatos concorram nas eleições de setembro.

"Eles podem prender ou desqualificar qualquer candidato que não gostem de acordo com a lei de segurança nacional sem uma razão adequada", disse Owen Chow, um jovem candidato democrata.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.