Alemanha rejeita proposta de Trump de readmitir a Rússia ao G7

Ministro alemão diz que governo russo precisa cooperar para resolver conflito na Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters

A Alemanha rejeitou a proposta do presidente americano, Donald Trump, de readmitir a Rússia ao G7, o grupo das sete maiores economias globais

Em entrevista ao jornal alemão Rheinische Post, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, afirmou que não vê nenhuma chance de permitir que a Rússia volte para o G7 enquanto não houver progresso significativo na resolução do conflito na Crimeia e no leste da Ucrânia.

Trump levantou a possibilidade de expandir novamente o grupo para incluir a Rússia, expulsa em 2014 após Moscou anexar a Crimeia, parte da Ucrânia.

Na entrevista, Maas afirmou que a Rússia poderia contribuir para a volta ao G7 se ajudasse a costurar uma solução pacífica para a região.

Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, dá entrevista coletiva após encontro com ministro grego em Atenas, em 21 de julho.
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, dá entrevista após encontro em Atenas - Louisa Gouliamaki - 21.jul.2020/AFP

A Rússia ainda é integrante do G20, o grupo mais amplo que inclui outras economias emergentes.

"G7 e G20 já são dois formatos coordenados de forma sensata. Não precisamos de um G11 ou G12", disse Maas, referindo-se à proposta de Trump de convidar não apenas a Rússia, mas também outros países.

O ministro alemão afirmou que o relacionamento com a Rússia "atualmente é difícil" em muitas áreas. "Mas sabemos que precisamos da Rússia para resolver conflitos como os de Síria, Líbia e Ucrânia. Isso só funcionará com a Rússia."

A Alemanha, que assumiu em 1o de julho a presidência rotativa da União Europeia por seis meses, vem desempenhando um papel de mediador nos conflitos da Líbia e da Ucrânia. "Mas a Rússia precisa mostrar cooperação, o que vem ocorrendo de forma muito lenta na Ucrânia", disse Maas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.