Descrição de chapéu BBC News Brasil

Dias após reabertura, pubs são obrigados a fechar na Inglaterra após clientes contraírem Covid-19

Vários bares fecharam ao saberem que frequentadores tiveram resultado positivo em testes para coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Os bares, chamados de "pubs" no Reino Unido, abriram em 4 de julho, seguindo regras de distanciamento físico entre frequentadores, no que ficou conhecido como "super sábado". Depois de três meses, milhares de pessoas se reuniram para tomar cerveja.

No Brasil, apesar do número alto de infecções e mortes, cidades no Brasil como São Paulo e Rio de Janeiro também estão permitindo a reabertura de bares. No Rio, dezenas lotaram os estabelecimentos na semana passada sem distanciamento físico ou máscaras, provocando críticas.

Na Inglaterra, também houve controvérsias. Houve relatos de prisões e fechamento antecipado de locais em todo o país e cenas de pessoas aglomeradas sem distanciamento social ou máscaras, como no centro de Londres. Mas a polícia disse que a maioria das pessoas agiu com responsabilidade.

Pelo menos três estabelecimentos anunciaram o fechamento de suas portas outra vez apenas alguns dias após a reabertura no fim de semana.

Multidões em algumas vilas e cidades provocaram temores de que o distanciamento social estivesse sendo descartado.

O pub Lighthouse Kitchen e Carvery, em Burnham-on-Sea, cidade litorânea no condado de Somerset, no sudoeste do país, disse que estava revisando uma lista de clientes que deixaram seus dados no fim de semana, e que seus funcionários estavam aguardando resultados de testes.

Estabelecimentos no país estão pedindo informações de quem frequenta o local para rastreamento posterior, em caso de infecções.

Em Batley, no norte da Inglaterra, o pub Fox and Hounds disse que um cliente telefonou para dizer que havia recebido resultado positivo em teste para coronavírus.

Enquanto isso, o proprietário do Village Home Pub, em Alverstoke, no sul, disse que sua equipe aguardava os resultados dos testes depois que um parente de um funcionário teve resultado positivo.

Fachada de pub Village Home fechado em Alverstoke, na Inglaterra
O Village Home pub em Alverstoke, na Inglaterra, fecha as portas após reabertura mal sucedida - Google

Jess Green, gerente da Lighthouse Kitchen, disse à BBC que decidiu fechar para "colocar a saúde e a segurança de todos em primeiro lugar".

"Eu senti que tinha que manter meus clientes e minha equipe em segurança, por isso escolhi fechar o bar. Estou chateado, mas a segurança vem em primeiro lugar."

"Poderíamos ter aberto hoje, mas optamos por não abrir, pois acho que é a coisa certa a fazer."

O restaurante indiano Saagar, que também fica em Burnham, disse que fechará até sexta-feira (10) para passar por uma limpeza profunda depois de que um de seus motoristas estiveram na Lighthouse Kitchen.

Além disso, o bar Vape Escape também fechou para uma limpeza completa depois do teste positivo de um cliente.

Leanne Underhill, proprietária do Vape Escape, disse a um site que todos os testes da equipe deram negativo e que os clientes do bar no sábado foram contatados, de acordo com as recomendações do governo.

As autoridades do condado de Somerset disseram que não estavam tratando o caso como um "surto" e pediu às pessoas que seguissem as diretrizes de distanciamento social e lavassem as mãos regularmente.

O Fox and Hounds disse que a equipe havia feito testes e que o local passaria por uma limpeza antes da reabertura.

Fachada do pub Fox and Hounds em Batley, West Yorkshire, na Inglaterra,
O pub Fox and Hounds em Batley, West Yorkshire, na Inglaterra, fecha as portas após cliente informar que está com Covid-19 - Google

O pub de Batley disse que tomou várias medidas antes da reabertura de sábado, incluindo a limitação de números permitidos no interior, um sistema de mão única ao redor do prédio e uma política de uso único de banheiros.

Algumas pessoas do grupo do Facebook no pub sugeriram que o cliente que entrou em contato com o pub depois de receber diagnótico de Covid-19 poderia ter sido um caso falso. Mas muitos outros clientes elogiaram a equipe por responder tão rapidamente.

Os fregueses do Village Home que visitaram o local no fim de semana foram informados de que "não havia necessidade de se isolar" a menos que apresentassem sintomas ou fossem contatados pelos rastreadores.

O proprietário Robby Roberts disse: "Um membro da equipe tem alguém na bolha de sua família que teve um resultado positivo para coronavírus".

Ele disse que ela estava em turno no sábado, quando o pub ficou aberto por 11 horas e meia e cerca de 150 clientes visitaram.

"Todos os cinco funcionários que estavam em turno no sábado já foram testados e estamos aguardando os resultados. O pub está passando por uma limpeza profunda, e entrei em contato com autoridades. Estou aguardando conselhos deles", acrescentou Roberts.

Todos os três bares haviam publicado anteriormente nas redes sobre a implementação de novas diretrizes de distanciamento social e segurança, de acordo com as recomendações do governo.

Os órgãos de comércio e de regulação de pubs e hospitalidade do Reino Unido publicaram orientações para bares e restaurantes sobre como operar o rastreamento de contatos.

Na Escócia, restaurantes e pubs ao ar livre puderam reabrir na segunda (6). Já os estabelecimentos em espaço fechado só poderão reabir no dia 15. No País de Gales, só os espaços ao ar livre poderão abrir, por enquanto, no dia 13. Na Irlanda do Norte, bares e restaurantes estão abertos desde o dia sexta-feira.

Os detalhes de contato precisam ser retirados apenas de uma pessoa em um grupo e devem ser mantidos por 21 dias.

Os proprietários também devem observar os horários de chegada dos clientes e quanto tempo eles ficam. As pessoas podem se recusar a fornecer informações, mas os proprietários podem optar por não servi-las.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.