Justiça dos EUA revoga pena de morte de um dos autores de atentado à Maratona de Boston

Dzhokhar Tsarnaev e seu irmão detonaram bombas que mataram 3 e feriram mais de 260

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boston | Reuters

Um tribunal federal de apelações anulou parte da sentença que condenou à pena de morte Dzhokhar Tsarnaev, um dos responsáveis pelo atentado à Maratona de Boston de 2013, que matou três pessoas e feriu mais de 260.

Tsarnaev e seu irmão mais velho, Tamerlan, acionaram duas bombas caseiras perto da linha de chegada da corrida, atingindo a multidão que se concentrava no local —vários dos presentes perderam as pernas.

Dzhokhar Tsarnaev, condenado pelo atentado à Maratona de Boston
Dzhokhar Tsarnaev foi condenado pelo atentado à Maratona de Boston, em 2013 - Promotoria de Boston - 23.mar.15/Reuters

O 1º Tribunal de Apelações de Boston confirmou a maior parte da sentença que declarou Tsarnaev culpado, mas ordenou que um juiz de primeira instância realize um novo julgamento estritamente sobre a pena que ele deve cumprir.

Segundo a juíza O. Rogeriee Thompson, o magistrado de primeira instância falhou ao permitir que o júri incluísse pessoas que "já haviam formado a opinião de que Dzhokhar era culpado". "E ele [o juiz de primeira instância] o fez baseado no fato de que essas pessoas responderam que poderiam, sim, decidir esse caso de forte repercussão com base apenas nas evidências".

Thompson afirmou que as notícias sobre os atentados e suas consequências apresentavam fotos e "vídeos arrepiantes" de Tsarnaev, agora com 27 anos, e de seu irmão carregando mochilas na maratona, além de imagens dos feridos e dos mortos perto da linha de chegada da corrida.

Ela enfatizou, no entanto, os limites da decisão do tribunal. "Não se enganem: Dzhokhar passará o restante de seus dias trancado em uma prisão, a única questão é se ele morrerá executado ou não", disse.

Uma porta-voz do promotor do caso, Andrew Lelling, disse que seu gabinete ainda está analisando a decisão e que ele se pronunciará nos próximos dias ou semanas.

O advogado de defesa de Tsarnaev não respondeu ao pedido de comentários.

Tsarnaev cumpre pena em uma prisão de segurança máxima em Florence, no Colorado, um local tão remoto e bem protegido que foi apelidado de "Alcatraz das Montanhas Rochosas".

Ele e seu irmão mais velho, Tamerlan, provocaram cinco dias de pânico em Boston em 15 de abril de 2013, quando detonaram duas bombas caseiras que estavam em panelas de pressão na linha de chegada da maratona e depois se esconderam.

Três noites depois, quando tentavam fugir da cidade, eles causaram uma nova onda de medo quando sequestraram um carro e depois mataram a tiros o policial Sean Collier. Tamerlan Tsarnaev morreu mais tarde naquela noite, após ser atropelado pelo irmão mais novo com um carro roubado.

Tsarnaev admitiu ter cometido os crimes durante seu julgamento.

"Sinto muito pelas vidas que tirei, pelo sofrimento que causei, pelos danos que causei, danos irreparáveis", disse. "Caso haja alguma dúvida, sou culpado deste ataque, junto com meu irmão."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.