Polícia liberta detido por suspeita de participação em incêndio de catedral francesa

Promotor de Nantes diz que refugiado de Ruanda, voluntário no local, não está envolvido no caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nantes (França) | AFP e Reuters

A polícia francesa libertou um homem de 39 anos, detido neste domingo (19) por suspeita no envolvimento em um incêndio que destruiu vitrais e o grande órgão da Catedral de São Pedro e São Paulo, em Nantes, no dia anterior.

O promotor da cidade afirmou que o voluntário da igreja gótica do século 15, um refugiado de Ruanda, não está envolvido no caso. "As insconsistências que surgiram foram esclarecidas", explicou Pierre Sennes.

O homem era o responsável por fechar o local na noite de sexta (17). Segundo Sennes, não há vestígios de invasão por meio do acesso externo da catedral.

O incidente ocorre pouco mais de um ano após um grande incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, que destruiu o telhado e a torre principal da igreja. Em Nantes, o fogo foi rapidamente contido, e o dano foi menor.

As chamas começaram no início da manhã de sábado no horário local (madrugada no Brasil). Mais de cem bombeiros atuaram no combate ao fogo, controlando-o após várias horas e extinguindo-o completamente na parte da tarde.

O incêndio surgiu atrás do grande órgão da igreja, que ficou destruído, segundo o chefe dos bombeiros, Laurent Ferlay. Vitrais na parte frontal da catedral foram quebrados, e o fogo também consumiu uma pintura do século 19 que veio de Roma.

Há muitas dúvidas sobre a origem do incidente. Foram observados três focos de incêndio separados dentro da catedral. De acordo com Sennes, "há uma distância substancial entre [o local onde fica] o grande órgão, na fachada do primeiro andar, e os outros focos [de fogo]".

Desde a tarde de sábado, especialistas da polícia científica e técnica buscam determinar a origem do incidente como parte da investigação aberta por "incêndio intencional".

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, e os ministros do Interior, Gérald Darmanin, e da Cultura, Roselyne Bachelot, visitaram a cidade na tarde de sábado, em homenagem "à dedicação e ao grande profissionalismo dos bombeiros mobilizados desde o início do incidente administrado com eficiência notável". Castex prometeu que o Estado "fará sua parte" na reconstrução da igreja.

A construção da catedral de Nantes, em estilo gótico extravagante, durou mais de quatro séculos, de 1434 a 1891. Não foi a primeira vez que a igreja, localizada a 340 km de Paris, foi danificada por um incêndio.

Ela foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra, em 1944. Em 1972, um incêndio devastou seu telhado, reconstruído 13 anos depois com uma estrutura de concreto.

Em 2015, um incêndio que parecia ter sido causado por obras de reforma destruiu a maior parte do telhado de outra igreja em Nantes, a Basílica de Saint Donatien.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.