Prefeito de Seul encontrado morto deixou carta de despedida com pedido de desculpas

Park Won-soon foi acusado de assédio sexual por secretária de seu gabinete

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seul | AFP e Reuters

O prefeito de Seul, Park Won-soon, encontrado morto nesta quinta (9), deixou uma carta de despedida com um pedido de desculpas antes de morrer.

O bilhete, escrito à mão, com tinta e pincel, foi encontrado em sua residência oficial e divulgado pelas autoridades da cidade nesta sexta (10).

"Sinto muito por todos. Agradeço a todos que estiveram comigo na minha vida", escreveu Park, que pediu para ser cremado e que suas cinzas fossem espalhadas nos túmulos de seus pais.

A carta de despedida deixada pelo prefeito de Seul, Park Won-soon, em sua residência oficial, antes de ser encontrado morto na quinta-feira (9) - Prefeitura de Seul/AFP

"Sinto muito pela minha família, a qual só causei dor", continuou, antes de encerrar com um "adeus a todos".

Na carta, Park não menciona a acusação de assédio sexual feita contra ele por uma secretária de seu gabinete, um dia antes do aparente suicídio.

Segundo a agência de notícias AFP, um documento que seria o depoimento da vítima, a secretária pessoal de Park desde 2015, afirma que o ex-prefeito cometeu "assédio sexual e gestos inapropriados durante as horas de trabalho", como insistir que ela o abraçasse no dormitório anexo a seu escritório.

Depois do trabalho, afirmou, ele enviava "selfies com roupas íntimas e comentários lascivos" em um aplicativo de mensagens.

"Fiz uma lavagem cerebral em mim mesma, com medo e humilhação tremendos, de que tudo isso era para o bem da cidade de Seul, meu e do prefeito Park", disse ela, segundo o documento.

A polícia confirmou que uma denúncia foi apresentada, mas se recusou a confirmar os detalhes.

Park foi encontrado morto horas após sua filha ter reportado o seu desaparecimento.

Segundo a Agência de Polícia Metropolitana de Seul, o corpo do prefeito foi localizado no Monte Bugak, região norte da cidade, perto da última área rastreada por meio do sinal de seu telefone celular.

Equipe forense carrega o corpo do prefeito de Seul, Park Won-soon, encontrado após ser notificado como desaparecido - Ed Jones - 10.jul.2020/AFP

Centenas de policiais foram destacados para realizar as buscas, com o auxílio de drones e cães farejadores.

Prefeito de Seul desde 2011, Park tinha mais dois anos de mandato. Seu substituto será Seo Jeong-hyup.

O político, do Partido Democrático, era visto como potencial candidato à Presidência da Coreia do Sul nas próximas eleições, marcadas para 2022.

Antes de ser prefeito, advogava contra violações de direitos humanos e ganhou vários casos importantes, como a primeira condenação por assédio sexual na Coreia do Sul, segundo o jornal The New York Times.

Ele também fez campanha pelos direitos das chamadas "mulheres de conforto", escravas sexuais coreanas forçadas a trabalhar em bordéis para o Exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

Park elogiou a coragem das mulheres sul-coreanas quando o movimento #MeToo se espalhou pela Coreia do Sul, em 2018, e apresentou diversas acusações de abuso sexual contra uma série de homens importantes no país.

"Resolver casos individuais não é suficiente. Acho que precisamos de solidariedade social", disse ele à época, pedindo apoio ao movimento.

O prefeito também se destacou nas manifestações que ajudaram a concretizar o impeachment da ex-presidente Park Geun-hye em 2017.

Ele foi um dos líderes mais agressivos da Coreia do Sul no combate ao coronavírus, impondo uma série de medidas municipais destinadas a conter sua disseminação, como o fechamento de casas noturnas.

As medidas levaram Seul a registrar apenas 1.390 casos da Covid-19.

Um representante da família de Park emitiu uma nota afirmando que é hora de deixá-lo partir e pediu às pessoas que parem de espalhar "afirmações sem fundamento".

"Se os casos de difamação mentirosos contra ele continuarem, iremos responder severamente na Justiça", disse Moon Mi-ran, ex-vice-prefeito de Park.

De acordo com a lei coreana, as investigações de assédio contra Park serão encerradas com a sua morte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.