Descrição de chapéu Coronavírus

Presidente interina da Bolívia afirma ter sido infectada por coronavírus

Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Constituinte da Venezuela, também está com Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Em um momento em que os casos de coronavírus na Bolívia fazem colapsar o sistema de saúde das principais cidades do país, a presidente interina e candidata à eleição do próximo dia 6 de setembro, Jeanine Añez, anunciou nesta quinta (9) que está com Covid-19.

"Me sinto bem, me sinto forte", disse a mandatária num vídeo gravado e publicado em sua conta do Twitter. "Continuarei trabalhando de maneira virtual a partir do meu isolamento."

Añez disse que contraiu a doença por estar "trabalhando de perto com as famílias bolivianas desde o início da pandemia".

Presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez discursa em conferência em La Paz - David Mercado - 30.dez.19/ Reuters

Segundo o ministério da Saúde local, a Bolívia registrou até o momento 42.984 infectados e 1.577 mortes em decorrência da doença. Nas últimas semanas, circularam fotos de pessoas que morreram em filas de pronto-socorros.

Uma família chegou a exibir um caixão nas ruas de Santa Cruz para mostrar que não tinha encontrado vaga em um cemitério para enterrar seu parente.

Na cidade natal de Añez, Trinidad, também não há mais vagas nas UTIs para receber os doentes.

De acordo com dados do site Worldometer, a Bolívia é um dos países que realizam menos testes na América do Sul.

No Congresso boliviano, há registros de várias pessoas infectadas e uma morte em decorrência da doença —Julio Jiménez Llanque, do Movimiento para o Socialismo (MAS), que morreu no domingo (5), aos 55 anos.

A presidente do Congresso, Eva Copa, está em isolamento preventivo por ter apresentado sintomas e ter tido contato com pessoas contaminadas.

Também nesta quinta, Diosdado Cabello, homem-forte do chavismo e atual presidente da Assembleia Nacional Constituinte de Venezuela, revelou que está com o novo coronavírus.

Em mensagem no Twitter, Cabello escreveu que havia recebido o diagnóstico. "A partir de agora, estou isolado cumprindo o tratamento indicado. Agradeço por seus bons desejos e estou com o moral alta. Nós venceremos."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.