Descrição de chapéu Coreia do Norte

Coreia do Norte pode ter dispositivo nuclear que cabe em míssil, diz relatório da ONU

Documento confidencial afirma que país continua desenvolvendo armas nucleares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | Reuters

A Coreia do Norte continua com seu programa de armas nucleares e vários países afirmam acreditar que os norte-coreanos “provavelmente desenvolveram dispositivos nucleares em miniatura que cabem dentro das ogivas de seus mísseis balísticos”, aponta um relatório confidencial da ONU.

O documento, feito por um painel de especialistas independentes que monitora as sanções da organização e ao qual a agência de npotícias Reuters teve acesso, afirma que alguns países (não identificados no texto) indicam que os últimos seis testes nucleares norte-coreanos provavelmente ajudaram a desenvolver esses dispositivos em miniatura.

Pyongyang não conduz testes nucleares desde setembro de 2017.

O relatório foi enviado aos 15 membros do comitê de sanções à Coreia do Norte, parte do Conselho de Segurança da ONU, nesta segunda-feira (3). Cabe ao órgão decidir sobre novas punições ao país.

De acordo com o texto, a Coreia do Norte “continua com seu programa nuclear, incluindo a produção de urânio altamente enriquecido e a construção de um reator de água leve”.

Um Estado membro do grupo avaliou que o país asiático “pode tentar desenvolver a miniaturização para permitir a incorporação de aperfeiçoamentos tecnológicos”, entre os quais sistemas múltiplos de ogivas.

A missão da Coreia do Norte na ONU não respondeu a um pedido da Reuters para comentar o relatório.

Na semana passada, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, exaltou seu poderio nuclear e afirmou que o país está livre de guerras por causa de suas armas, que garantiriam sua segurança e seu futuro, apesar das ameaças militares e das pressões externas.

O país tem sido alvo de sanções da ONU desde 2006 devido aos programas nuclear e balístico. Para tentar cortar o financiamento a essas iniciativas, o conselho tem fortalecido as punições ao longo do tempo.

Kim Jong-un e o presidente americano, Donald Trump, encontraram-se três vezes desde 2018, mas não conseguiram progredir nas conversas. Os EUA exigem que Pyongyang abandone o programa nuclear, enquanto a Coreia do Norte pede o fim das sanções contra o país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.