Descrição de chapéu RFI

Israel negocia com países árabes em segredo, diz Netanyahu

Estado judaico quer normalizar relações diplomáticas com países da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

As autoridades israelenses têm tido discussões secretas com líderes árabes e muçulmanos sobre a normalização das relações com o Estado judeu, disse o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu neste domingo (30), na véspera do primeiro voo comercial direto entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.

Netanyahu já falou com oficiais do Sudão, Chade e Omã, que estão entre os contatos que foram "divulgados".

Mas "há muito mais reuniões não mediadas com líderes árabes e muçulmanos para normalizar as relações", disse ele em uma coletiva de imprensa em Jerusalém, ao lado de Jared Kushner, conselheiro da Casa Branca e genro do presidente Donald Trump —marido de Ivanka Trump desde 2009 e pai de seus três filhos.

O primeiro-ministro israelense não desvendou que outros países que discutem uma possível normalização com Israel. O estado judaico busca atualmente estender a outras nações da região o acordo anunciado em 13 de agosto com os Emirados Árabes Unidos.

"Os avanços de hoje serão os padrões de amanhã. Eles abrirão o caminho para que outros países normalizem suas relações com Israel", acrescentou Netanyahu.

Protestos contra Netanyahu duram 10 semanas

Ao lado dele, Jared Kushner chamou o acordo com os Emirados de "um salto gigante" para a paz no Oriente Médio —mas especialistas são mais céticos quanto às reais possibilidades de avanços pela iniciativa.

Muitos indicam que Netanyahu deseja desviar o foco da intensa contenstação que enfrenta no plano doméstico. Neste domingo (30), ele foi alvo hoje de mais um protesto. Dezenas de milhares de manifestantes se reuniram em frente à casa do primeiro-ministro para pedir sua renúncia. É a décima semana consecutiva em que os protestos acontecem.

Demonstrando vontade de avançar nas negociações diplomáticas em alta velocidade, uma delegação israelo-americana deve decolar na manhã desta segunda-feira (31) no primeiro voo comercial direto entre Israel e os Emirados, mais precisamente entre Tel Aviv e Abu Dhabi. O chefe do Conselho de Segurança Nacional israelense, Meir Ben-Shabbat, Jared Kushner e o assessor presidencial para a segurança nacional Robert O'Brien devem participar deste voo já considerado "histórico" pelas partes.

Emirados e Israel estão separados geograficamente pela Arábia Saudita, país aliado dos Estados Unidos e próximo dos Emirados, mas com o qual Israel não mantém relações oficiais. Segundo a imprensa israelense, um avião da companhia israelense El-Al deve cruzar o espaço aéreo saudita.

Erramos: o texto foi alterado

Uma versão anterior desta reportagem afirmava incorretamente que um porta-aviões israelense iria sobrevoar o espaço aéreo da Arábia Saudita. O correto é um avião. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.