Descrição de chapéu Governo Trump

Trump diz que homens podem se sentir 'insultados' se Biden escolher vice mulher

Presidente americano afirma em entrevista que rival democrata 'se cercou de um tipo de gente'

Washington | AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (11) que alguns homens podem se sentir "insultados" pela promessa feita por seu rival democrata, Joe Biden, de escolher uma mulher como candidata à vice-presidência.

"Ele se cercou de um certo tipo de gente", disse Trump em uma entrevista nesta manhã à rádio Fox Sports.

"Algumas pessoas diriam que os homens se sentem insultados por isso e outras pessoas acham que está tudo bem", continuou o presidente.

O candidato democrata, que será nomeado oficialmente na Convenção Nacional que ocorrerá na próxima semana, disse em março, durante debate com o então rival Bernie Sanders, que deseja um governo que reflita a diversidade do país e prometeu nomear uma mulher para concorrer à vice-presidência.

A expectativa sobre quem seria a escolhida seguiu até esta terça, quando Biden enfim escolheu a senadora pela Califórnia Kamala Harris na chapa democrata à Casa Branca e selou um dos lances mais esperados da campanha presidencial dos EUA.

Assim, o adversário de Trump uniu o perfil de dois grupos de eleitores que serão determinantes na disputa de 3 de novembro: mulheres e negros.

Na história dos Estados Unidos houve apenas duas candidatas à vice-presidência, a democrata Geraldine Ferraro em 1984 e a republicana Sarah Palin em 2008, mas nenhuma chegou à Casa Branca, assim como nenhuma mulher foi eleita presidente do país.

No início da campanha deste ano, havia seis pré-candidatas democratas, um recorde.

Na entrevista, Trump elogiou seu vice, Mike Pence, mas sentenciou o debate afirmando que "as pessoas não votam por um vice-presidente".

"Pode escolher George Washington para ser vice-presidente. Também colocar Abraham Lincoln, trazê-lo de volta da morte. Não se vota em um vice-presidente", defendeu Trump, usando como exemplo presidentes emblemáticos da história dos Estados Unidos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.