Descrição de chapéu Coronavírus Portugal

Com alta nos casos de Covid, Portugal anuncia medidas para tentar evitar repique

Novas regras tentam combater festas e aglomerações irregulares, cada vez mais frequentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Assim como outros países europeus, Portugal passa por um aumento nas infecções por coronavírus, e o governo local tem imposto novas medidas para tentar evitar um repique da Covid-19 no país —e mais um confinamento generalizado.

Com 4.594 casos, a semana de 14 a 20 de setembro foi a terceira pior em número de contaminações desde o início da pandemia. Embora a quantidade de mortes não acompanhe a alta de infecções na mesma proporção, a tendência também tem sido de aumento. Na primeira semana do mês, foram 21 mortes por Covid-19. Na última semana, o número mais do que duplicou: 45 óbitos.

Homem com máscara atravessa rua vazia em Lisboa
Homem com máscara atravessa rua vazia em Lisboa - Patricia de Melo Moreira - 22.set.20/AFP

Após convocar uma reunião urgente do gabinete de crise na última sexta-feira (18) —o último encontro havia sido em junho—, o primeiro-ministro, o socialista António Costa, fez um pronunciamento na TV para apelar ao senso de responsabilidade coletiva dos portugueses.

Embora reconheça o aumento de casos, afirmando que o país “seguramente irá chegar a mil novos casos” por dia, o chefe do governo português pediu respeito às regras para evitar um novo confinamento.

"Não vamos poder voltar a parar o país, como aconteceu em março. Agora, o controle da pandemia depende da responsabilidade pessoal de cada um de nós", disse Costa. "Não podemos voltar a privar as crianças do acesso à escola, não podemos voltar a proibir as famílias de visitarem os seus entes queridos nos lares [asilos para idosos], não podemos separar as famílias no Natal como fizemos na Páscoa. Temos mesmo de travar a pandemia por nós próprios, por meio da nossa responsabilidade pessoal."

Depois de relaxar as regras no verão no hemisfério norte, Portugal voltou a impor medidas mais restritivas.

Desde o dia 15 de setembro, praticamente junto com o retorno de crianças e adolescentes ao ensino presencial nas escolas, o país regressou ao chamado “estado de contingência”. Uma das principais alterações foi a redução do número máximo de pessoas permitidas em grupos, que passou de 20 para 10.

Áreas nas imediações de estabelecimentos de ensino têm regras ainda mais restritivas. Restaurantes a até 300 metros de colégios, por exemplo, não podem ter mesas com mais de quatro pessoas.

Para tentar evitar aglomerações nos transportes públicos, lojas (com algumas exceções, como supermercados) passam a ter de abrir mais tarde, às 10h.

Também foi proibido o consumo de álcool na rua. Após as 20h, já não pode haver qualquer venda de bebidas alcoólicas, exceto nos restaurantes, quando acompanham uma refeição.

O governo também lançou um aplicativo para celular, Stay Away Covid, de uso voluntário, que notifica os usuários caso eles tenham estado em contato próximo com alguém com diagnóstico positivo de Covid-19.

As novas medidas tentam combater as festas e aglomerações irregulares que têm sido cada vez mais frequentes entre os jovens portugueses. Atualmente, o padrão de infecções pelo novo coronavírus se alterou, com os novos contágios ocorrendo sobretudo entre pessoas com menos de 40 anos.

No início da pandemia, os casos se concentraram em idosos. Atualmente, cerca de 11% das infecções são em pessoas com mais de 70 anos. O controle de surtos nos asilos, porém, segue como um desafio para o governo, que enfrentou acusações de negligência e falta de fiscalização nesses espaços.

Máscaras nas ruas

Na segunda-feira (21), a DGS (Direção-Geral da Saúde) apresentou o plano da saúde para o outono e o inverno. O documento prevê a criação de forças-tarefas e reforço nas estruturas hospitalares.

Ao contrário da vizinha Espanha, Portugal não impôs o uso obrigatório de máscara na rua (apenas na ilha da Madeira). As autoridades não consideram a medida necessária por enquanto, mas, no documento, recomendam o uso nos locais onde não se possa manter o “distanciamento físico mínimo de 2 metros”.

Uma semana após o regresso das aulas presenciais e o início do ano letivo, o governo faz um balanço positivo do retorno dos estudantes, mesmo com relatos de casos positivos em escolas de todo o país.

Em entrevista à rádio TSF, o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares fez críticas ao plano. “Continuamos com um grande déficit na prestação de cuidados. As necessidades e os tempos de espera continuam a se agravar”, disse Alexandre Lourenço, que criticou ainda o fato de o plano ter sido divulgado apenas em setembro, às vésperas do começo do outono em Portugal.

Desde o começo da pandemia, o país já registrou 71.156 casos do coronavírus, com 1.931 mortes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.