Descrição de chapéu Coronavírus

Crises políticas e sociais eclipsam quadro grave mas estável da Covid na América Latina

Desdobramentos econômicos e surtos de violência chamam a atenção em região ainda afetada pela pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Embora existam sinais de estabilização da pandemia de coronavírus na América Latina, e, por vezes, até tendência de queda nas cifras, a região continua sendo uma das mais afetadas pela Covid-19 no mundo.

Entre os dez países com maior número de infecções, cinco são latino-americanos: Brasil (3º), Colômbia (5º), Peru (6º), México (8º) e Argentina (9º). E, entre os dez com mais mortos por 100 mil habitantes, cinco também são da região: Peru, Bolívia, Chile, Brasil e Equador.

Mas um outro lado da crise sanitária —as consequências econômicas, políticas e sociais desencadeadas pelas medidas de restrição para conter o vírus— eclipsa o ainda grave quadro da pandemia na região.

Policiais detêm manifestante durante protesto contra o governo em Santiago, no Chile
Policiais detêm manifestante durante protesto contra o governo em Santiago, no Chile - Ivan Alvarado/Reuters

Revoltas contra a polícia surgiram na Colômbia; marchas antigoverno voltaram a ocorrer no Chile; a instabilidade eleitoral se acentuou na Bolívia; e, na Argentina, uma crise econômica severa já deu as caras.

Anunciado nesta semana, o PIB argentino registrou uma queda de 19,1% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior —a cifra é pior do que a registrada na histórica crise de 2002.

Dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão da ONU, apontam para quedas de 9,9% no PIB da Argentina, 10,5% no do México, e 14% no do Peru.

"O vírus está sendo uma tragédia para a América Latina, e não dá para comparar o desempenho dos países da região com o da Europa e o dos EUA, porque as condições são muito particulares", diz à Folha o cientista político americano Steven Levitsky, da Universidade Harvard.

"O alto índice de informalidade, os sistemas de saúde públicos debilitados, a instabilidade da liderança de presidentes e as condições de habitação de boa parte da população, amontoada em bairros populares."

Assim, a dificuldade para manter cidadãos em suas casas gerou, por exemplo, caos social na Colômbia. Em Bogotá, a polícia matou o taxista Javier Ordóñez, que, segundo os agentes, teria resistido a uma ordem de prisão. O motivo: estava bebendo na rua com amigos, o que viola as regras de distanciamento social.

Os gritos de "por favor, parem" e "agente, eu lhe suplico", registrados num vídeo que viralizou, provocaram protestos que deixaram ao menos dez mortos e centenas de feridos na capital colombiana, além de uma série de delegacias queimadas e ônibus incendiados.

Já o Chile, tomado por manifestações contra o presidente Sebastián Piñera há quase um ano, viu a pandemia como um intervalo dos atos antigoverno. Agora, os protestos quase diários de 2019 voltaram a ocorrer com intensidade, e as cenas de policiais prendendo ativistas habitam o dia a dia do país outra vez.

Crises políticas também se agravaram devido à pandemia. A Bolívia deve realizar, enfim, sua eleição presidencial, após três adiamentos de um ciclo eleitoral que parece interminável.

Do pleito que chegou a reeleger Evo Morales para, em seguida, vê-lo renunciar, até o dia da nova votação, em 18 de outubro, o país assistiu a choques entre o MAS (Movimento ao Socialismo, partido do ex-presidente) e a líder interina, Jeanine Añez, que envolveram até uma investigação de pedofilia.

No Peru, em vez da maior taxa de mortos per capita do mundo, o que chamou a atenção recentemente foi a tentativa de tirar Martín Vizcarra do poder. Acusado de corrupção, o presidente teve de ir ao Congresso se explicar. Escapou, mas ficou sob pressão.

Ainda que a liderança na taxa de óbitos tenha sido obtida com a ajuda da queda drástica nos índices europeus, o Peru já registrou quase 799 mil casos e 31.938 mortes, numa população de 31,9 milhões de pessoas. A boa notícia é que a tendência dos números diários é de queda.

Neste ambiente, os únicos países da região que mantém uma boa performance desde o início da pandemia são Paraguai e Uruguai. O primeiro, porque sempre respeitou as medidas adotadas para conter a disseminação. E o segundo, devido a uma política intensa de testes e ao seu sistema de saúde sólido.

"A pressão para que as fronteiras sejam abertas, porém, são imensas. O turismo é uma parte importante do PIB uruguaio [15%, incluindo setores relacionados, como gastronomia], e o governo vai ter muita dificuldade de manter o país fechado no verão", diz o cientista político uruguaio Daniel Chasquetti.

Na última segunda (21), em entrevista ao jornal espanhol ABC, o presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou, disse que a decisão de abrir ou não as fronteiras "será muito dura, muito difícil" e que estuda, eventualmente, "abrir algumas regiões, com protocolos e para determinadas nacionalidades".

A situação na América Latina pode ser ainda pior do que a conhecida pelos dados oficiais, uma vez que ONGs e veículos de imprensa já alertaram para casos de subnotificação, como no México e no Equador.

O maior símbolo dessa situação é Guayaquil, segunda maior cidade equatoriana, duramente atingida no início da pandemia. Corpos e caixões foram deixados nas ruas, muitos moradores morreram em casa, sem conseguir ir a um hospital, e enterros foram feitos às pressas, sem tempo suficiente para que testes fossem realizados para determinar a causa da morte.

Médicos independentes e organizações de direitos humanos acusam ainda as ditaduras da Nicarágua e da Venezuela de manipularem seus dados internos para esconderem a gravidade da situação.

"Estamos começando a viver a curva ascendente da pandemia, que percebemos pelos relatos de lotação de hospitais e aumento dos enterros", diz o médico infectologista Julio Mendez, que acaba de se recuperar do vírus. "A Venezuela demorou a ter uma explosão de casos porque é o país mais isolado na região, mas já temos, seguramente, muito mais infectados do que dizem os relatórios oficiais."

Até o momento, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, feito a partir de dados fornecidos por governos, a Venezuela registrou pouco mais de 70 mil infecções e 581 mortes.

Na Nicarágua, segundo dados do Observatorio Ciudadano, que recolhe informações de médicos e faz uma comparação com cifras de mortos por doenças respiratórias e enterros em anos anteriores, o país teve até quarta (23) 10.121 casos e 2.699 mortes. Na mesma data, o governo apontava 5.073 casos e 149 mortes.

"Os hospitais estão lotados, a pandemia continua sendo minimizada por Daniel Ortega [ditador da Nicarágua] e estamos com um problema cada vez maior de médicos e enfermeiros contaminados que tiveram de ser afastados", diz à Folha o infectologista Leonel Arguello.

A pequena quantidade de testes realizada na América Latina também dificulta a interpretação dos números. O Chile, país latino-americano que mais faz exames de detecção da Covid-19 —164 a cada 1 milhão de pessoas—, está bem abaixo de Dinamarca (622/1 milhão), Reino Unido (341/1 milhão) e Estados Unidos (308/1 milhão), por exemplo.

Um dos grandes desafios do momento é conseguir permitir uma reabertura econômica dos países enquanto o número de novos casos diários não cai de maneira significativa. Por outro lado, as quarentenas muito longas provaram-se difíceis de serem mantidas em uma região com alta informalidade e com Estados com pouca capacidade de obrigar as pessoas a permanecerem em casa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.