Descrição de chapéu Portugal

Portugal prende 2 brasileiros que integravam esquema de falsificação de passaportes

Criminosos cobravam 10 mil euros por documento falsificado e faziam negociação pela dark web

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Autoridades portuguesas desmantelaram uma quadrilha internacional que vendia falsificações de documentos de diversos países. Na operação, realizada em Lisboa, dois brasileiros —um homem e uma mulher— foram detidos. Foram apreendidos centenas de documentos considerados de alta qualidade, impressoras especiais, carimbos, selos e computadores dedicados às fraudes.

“Temos a informação de que esta foi uma das mais relevantes apreensões feitas nos últimos anos na Europa, tendo em vista a capacidade de produção e a diversificação de documentos que estavam sendo produzidos”, afirmou Cristina Gatões, diretora do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), órgão responsável pela imigração em Portugal.

Passaportes e outros documentos falsos apreendidos em Portugal, durante operação que prendeu 2 brasileiros
Passaportes e outros documentos falsos apreendidos em Portugal, durante operação que prendeu 2 brasileiros - SEF no Facebook

As investigações começaram em 2018, pela polícia do Reino Unido, mas foram ampliadas para fora do país conforme as autoridades iam desvendando partes do esquema. Participaram também a Europol (polícia europeia) e a Polícia Federal do Brasil.

Os dois brasileiros detidos viviam anteriormente no Reino Unido e tinha se mudado recentemente para Portugal. A decisão de efetuar as prisões, na última segunda-feira (28), aconteceu justamente devido à alta mobilidade —e potencial risco de fuga— dos suspeitos.

Segundo a investigação, o grupo vendia as falsificações na chamada dark web —a parte da internet que não é alcançada por mecanismos comuns de busca e usada para atividades ilícitas. O pagamento pelos serviços era feito por meio de bitcoins, criptomoedas de difícil rastreamento.

Cada documento falsificado custava cerca de 10 mil euros (cerca de R$ 65 mil).

“No decorrer desta investigação, foi possível apurar que a documentação fraudulenta era comercializada online e remetida via serviço postal para países como Reino Unido, França, Luxemburgo, Portugal, Holanda, Brasil e Estados Unidos”, explicou a diretora do SEF.

Apenas na última semana, as autoridades portuguesas interceptaram cerca de 150 documentos falsificados nos correios. Os portugueses destacam a alta qualidade das falsificações da quadrilha.

“Foram apreendidos centenas de documentos de elevada qualidade. Esses documentos, para quem não tem competências policiais, passam por qualquer entidade privada, e até mesmo pública. Servem para abrir contas ou ter outro tipo de relação no espaço da União Europeia”, completou a diretora do SEF.

A maior parte dos documentos falsificados era formada por passaportes portugueses. Mas, diante da demanda, os falsários ampliavam os serviços para outros segmentos e nacionalidades, incluindo outros países europeus, árabes e até mesmo o Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.